Prefeitos do G8 se reúnem com direção do HBB

Prefeitos, secretários de Saúde e assessores dos municípios que integram o Consórcio Cipae G8 se reuniram com a direção do Hospital Bruno Born (HBB) na sexta-feira de manhã, dia 13.

O encontro ocorreu no auditório do Centro Administrativo de Santa Clara do Sul. O objetivo foi debater assuntos relacionados ao modelo de atendimento prestado pelo hospital aos municípios e os valores dos contratos entre os governos municipais e a instituição de saúde.

Desde o incêndio criminoso registrado no Pronto Socorro (PS) do hospital, dia 1º de abril, o HBB tem recebido pacientes no setor de emergência por meio da regulação entre médicos.

Nesse caso, o médico da Unidade Básica de Saúde do município faz contato com o profissional do PS, que avalia a situação e a necessidade de deslocamento ao HBB.

Já os pacientes que precisam de atendimento fora do horário de expediente dos postos de saúde estão sendo recebidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado que, se necessário, regula o paciente ao HBB.

No encontro ficou definido que até o fim deste mês a direção do hospital dará um posicionamento aos municípios sobre como passarão a funcionar os atendimentos de urgência e emergência e como ficarão os convênios com os Executivos. Também será estabelecido um modelo de protocolo em que serão estabelecidos critérios de atendimento a partir de reuniões entre a direção técnica do HBB e as Secretarias de Saúde dos municípios do G8. Enquanto isso, casos considerados graves continuam sendo atendidos no HBB, enquanto os demais são recebidos na UPA.

Foto Rafael Simonis

Encontro ocorreu no auditório do Centro Administrativo de Santa Clara do Sul