Prefeito apresenta o programa Santa Clara Tem Valor em Portugal

Iniciativa municipal que atua sobre as áreas da economia, do aperfeiçoamento humano e da qualidade de vida da população, o programa Santa Clara Tem Valor foi uma das experiências de sucesso compartilhadas em Portugal durante a missão organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A apresentação ocorreu nessa segunda-feira, dia 19, na Universidade de Algarve.

Na oportunidade, o prefeito Paulo Kohlrausch explanou aos membros da comitiva, professores da universidade e autoridade locais a metodologia do programa, que tem como enfoque principal a busca pela sustentabilidade econômica e ambiental de Santa Clara do Sul por meio do incentivo aos setores da indústria, comércio, serviços e agricultura.

Segundo o prefeito, compartilhar o projeto do município foi uma experiência muito enriquecedora. “Além de dar visibilidade a Santa Clara do Sul, o nosso modelo de gestão tem servido de exemplo positivo e, principalmente, gerado resultados importantes na nossa comunidade”, destaca.

Além do primeiro lugar conquistado em maio no prêmio MuniCiência, que destaca as iniciativas mais inovadoras em gestão pública do país, Santa Clara do Sul recebeu o prêmio latino-americano de bom governo municipal no Uruguai em agosto deste ano.

Missão em Portugal

A comitiva brasileira está em Portugal desde o último domingo, dia 18 de novembro, sendo recepcionada pela Associação dos Municípios de Algarve (AMAL), que é composta por 16 cidades, entre elas a de Faro, onde o grupo ficou hospedado nos primeiros dias.

A delegação também visitou a universidade e o polo tecnológico de Algarve, onde Kohlrausch pôde explanar sobre o programa Santa Clara Tem Valor. No município de Loulé, que tem um orçamento de 105 milhões de euros e uma população estimada em 66 mil habitantes, o prefeito Vitor Aleixo apresentou as riquezas locais e falou da importância do trabalho da assistência social em rede, na qual Loulé é referência na região.

E finalizando a primeira etapa da missão a Portugal, nessa terça-feira a comitiva visitou o município de Lagoa, onde participaram do encontro de municípios que debateu o orçamento participativo regional. Nessa quarta-feira a delegação seguiu viagem às cidades de Cascais e Lisboa, onde está programada a última etapa do intercâmbio no país lusitano.

Além do prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, integram a delegação prefeitos ou secretários dos outros quatro municípios finalistas do MuniCiência, representantes da União Europeia e do projeto UniverCidades, que está custeando a viagem. O retorno está previsto para este sábado, dia 24 de novembro.