Prazo para retirar vacinas termina dia 30

Ação visa erradicar doença que compromete a produção agropecuária e as vendas ao exterior

Encerrado o roteiro no interior para a entrega das vacinas da campanha contra a febre aftosa, obrigatórias para bovinos e bubalinos, os produtores que ainda não retiraram as doses têm até o dia 30 deste mês para procurar a Secretaria Municipal da Agricultura. A partir deste ano, a equipe responsável pela distribuição do material deixou de realizar a entrega por propriedade, como ocorria em edições anteriores.

É obrigação do produtor informar corretamente a quantidade e a idade dos animais do seu rebanho. A declaração inadequada pode gerar notificações, multas e impossibilidade de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). A ação é indispensável para a erradicação da doença que compromete a produção agropecuária e tem impactos no comércio de produtos no exterior. O produtor deve transportar a vacina dentro de uma caixa de isopor com gelo suficiente para manter a temperatura entre 2°C e 8°C.

Programa de piscicultura

A administração municipal abriu as inscrições para os interessados em participar do Programa Municipal de Piscicultura. Serão beneficiados aqueles que comprovarem ligação com setor rural por meio do Talão de Produtor e da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 deste mês, no escritório municipal da Emater/RS-ASCAR. Neste momento haverá a seleção de 12 propriedades, enquanto no próximo ano novos produtores serão beneficiados.

Os 12 primeiros interessados que fizerem a inscrição serão visitados para que sejam avaliadas questões como a possibilidade de construção de viveiros para piscicultura e a disponibilidade de água e de um local adequado, atendendo a legislação ambiental em vigor.

Como pré-requisito, os agricultores deverão participar de um curso de formação a ser realizado no Centro de Treinamento da Emater em Montenegro.

Encomenda de milho

Os agricultores também podem realizar a encomenda de sementes de milho do Programa Troca-Troca. O interessado deve comparecer na Secretaria da Agricultura para encaminhar seu pedido até o próximo dia 29. Quem quiser encomendar sementes de tecnologia transgênica paga a quantia de R$ 123 no ato da encomenda.

Foto Rafael Simonis

Produtores devem procurar a Secretaria Municipal da Agricultura, situada no Centro Administrativo