Parque oferece opções de esporte e lazer

No mesmo dia em que lembra a vitória histórica dos colonos santa-clarenses na batalha contra os maragatos, ocorrida em 28 de maio de 1895, Santa Clara do Sul inaugurou um marco em defesa do bem-estar da população local. Trata-se do Parque Multiesportivo Odilo Klein, construído à margem da Rua Alberto Schabbach, no centro da cidade, pelo valor de R$ 500 mil.

A estrutura oferece pistas de skate e de caminhada, quadras de basquete e de areia, além de campo de futebol sete. Além da cerimônia inaugural, houve atividades esportivas, música ao vivo, brinquedos infláveis, feiras do produtor e do artesanato, tenda do chimarrão e campanha de recolhimento de resíduos eletroeletrônicos.

Em nome da família, Luciano Klein enalteceu a homenagem prestada a seu pai. Agradeceu aos vereadores pela aprovação e ao então prefeito Fabiano Immich por ter sancionado o projeto que denomina o parque de Odilo Klein. “Meu pai teve uma vida ativa. Foi uma pessoa que desde cedo buscou os seus ideais. Ele deixou a sua marca em todos os lugares por onde passou”.

O secretário municipal da Educação, Cultura e Desporto, Leonardo Braun, ressaltou a estrutura que Santa Clara do Sul possui na área do esporte e lazer. Citou o ginásio municipal, a academia ao ar livre e as praças no centro, a quadra em Nova Santa Cruz e agora o parque multiesportivo como exemplos da preocupação do Executivo em levar qualidade de vida à população. “Nosso esporte é destaque estadual, seja no karatê, no vôlei ou no futebol.

Atendemos mais de 300 crianças nas oficinas”.

De acordo com o prefeito Inácio Herrmann, o dia 28 de maio, notoriamente reconhecido como a data que marca o combate vitorioso na época da Revolução Federalista, agora também será lembrado pela inauguração do parque. “Pela competência e trabalho do nosso governo, conseguirmos entregar mais uma obra importante à comunidade”.

O prefeito enumerou alguns dos investimentos feitos pela administração municipal nesses três anos e meio de governo, como o pavilhão comunitário em Linha Serrana, a quadra coberta em Nova Santa Cruz, a criação da Escola Municipal Professor Sereno Afonso Heisler, os asfaltos no centro e no interior, o CRAS, o centro comunitário em Sampaio, a futura construção da calçada de passeio na ERS-413, entre outras obras. “E agora inauguramos esse belíssimo parque”.

Herrmann ainda aproveitou para agradecer ao ex-prefeito Fabiano Immich, ao ex-secretário de Obras, Márcio Haas e ao atual responsável pela pasta, Sílvio Dornelles, assim como a toda sua equipe, pelo trabalho desenvolvido não apenas no parque, mas em todo o município.

Por fim, o prefeito fez uma menção especial ao ex-deputado Eliseu Padilha, hoje ministro da Casa Civil, pelo repasse da emenda de R$ 390 mil que viabilizou a construção da obra. Os outros R$ 110 mil são uma contrapartida do Executivo. “Crianças, jovens e adultos poderão aproveitar o espaço, que será de lazer e convívio familiar”.

Edificada pela Conzatti Engenharia, de Encantado, a estrutura tem uma área de 11.005,24 metros quadrados. No futuro estão previstas as instalações de academia ao ar livre, iluminação e banheiros.

Homenagem a Odilo Klein

A denominação do parque é uma homenagem a um dos ícones da história de Santa Clara do Sul. Odilo Klein nasceu em 4 de junho de 1934, na Rua das Flores. É filho de Cecília Maria Klein e Beno Augusto Klein. Casou-se com Orlanda Maria, com a qual teve cinco filhos: Maria Bernadete, Luiz Ricardo, Anelize, Luciano e João Augusto.

Desde jovem, seu Odilo sempre demonstrou espírito comunitário, se envolvendo e se dedicando a diversas atividades comunitárias.

Empresário de sucesso e com visão empreendedora, nos últimos anos de vida seu Odilo se dedicou pessoalmente, com a ajuda de sua filha Anelize e do historiador José Alfredo Shierholt, à pesquisa da história de imigração dos alemães e fundação de Santa Clara do Sul. Ele tinha o sonho de produzir um livro sobre esses assuntos. Em dezembro de 2012, veio a falecer devido a problemas de saúde no Hospital Bruno Born, de Lajeado.

Fotos Rafael Simonis

Minipórtico situado na entrada do parque é um dos destaques da obra construída na Rua Alberto Schabbach

Momento em que familiares de Odilo Klein e o prefeito Inácio Herrmann fazem o descerramento da placa inaugural

Centenas de pessoas acompanharam a solenidade realizada no sábado, dia 28 de maio