Palestra na escola estadual aborda a Nota Fiscal Gaúcha

Membros do setor de fiscalização do Executivo voltaram a palestrar sobre educação fiscal para estudantes do município. Depois dos colégios de Alto Arroio Alegre e Nova Santa Cruz, semana passada foi a vez de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara receberam as orientações. A palestra foi ministrada pelo fiscal municipal Volnei Heitor Konrath e pela fiscal sanitária Ana Paula Bald às turmas 101 e 102, cada uma delas formada por 25 estudantes.

Entre os assuntos abordados esteve o programa estadual Nota Fiscal Gaúcha (NFG), com destaque para os benefícios, sorteios, formas de cadastro e importância da adesão das pessoas ao programa. Os representantes da administração municipal também informaram como usar a estrutura e a plataforma oferecidas pelo estado para a realização dos sorteios mensais de Santa Clara do Sul, em conjunto com os da NFG. Neste ano, dez consumidores já foram contemplados via sorteio municipal.

Konrath e Ana Paula ainda apresentaram o programa de Educação Fiscal, oportunidade em que trataram de assuntos como cidadania, tributos, impostos (municipais, estaduais e federais) e documentos fiscais, bem como a aplicação dos impostos e retorno que trazem ao município.

Ao exigir nota fiscal, a pessoa evita que os proprietários de estabelecimentos deixem de pagar impostos sobre os produtos vendidos e serviços prestados. “É importante que todos saibam que os recursos oriundos de impostos são essenciais para o Executivo realizar investimentos”, destaca Konrath, que participou das três palestras realizadas até o momento nas escolas do município.

Foto Rafael Simonis

Funcionários da prefeitura repassaram orientações às turmas 101 e 102 da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara