Palestra aborda prevenção do câncer de mama e próstata

Uma programação especial marca a passagem do Outubro Rosa e do Novembro Azul em Santa Clara do Sul. Entre as atrações está o evento de conscientização aberto a toda comunidade que ocorre nesta terça-feira, dia 13, no Salão Paroquial, a partir das 13h30min. Na oportunidade haverá a palestra do doutor Renato Cramer Peixoto Jr., que falará sobre “Prevenção do Câncer de Mama e Próstata”.

Renato é médico clínico oncologista do Centro Regional de Oncologia (CRON) e membro da Sociedade Brasileira de Oncologia. Ainda haverá o sorteio de 25 mamografias e de 25 exames de próstata entre os presentes. A iniciativa é da Liga Santa-clarense de Combate ao Câncer e da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a presidente da Liga Santa-clarense de Combate ao Câncer, Helena Herrmann, em outubro já ocorreram várias ações com o intuito de promover a conscientização, como em frente ao Sicredi e à Loja Benoit. Outro destaque foi um pedágio realizado na Avenida 28 de Maio. “É muito importante fazer com que os homens e as mulheres percam a vergonha e falem com naturalidade sobre seu corpo e, dessa forma, previnam o câncer”, salienta.

Helena acredita que as palestras sobre o assunto ajudam a difundir o tema e despertam sobre a necessidade de prevenção. “O ideal é que os exames de mama e de próstata se tornem rotineiros”, frisa.

Recentemente, em alusão ao Outubro Rosa, também ocorreu uma ação especial em frente à Unidade Básica de Saúde para incentivar a prevenção e a conscientização. Além de orientar sobre pré-câncer e mamografia, foram realizados exames de pressão e glicemia.

A exemplo de edições anteriores, evento busca orientar sobre a importância da prevenção