top of page

“Pais não podem terceirizar educação dos filhos”

A relação entre pais e filhos foi tema de palestra nessa quinta-feira à noite, no Salão Paroquial. Durante cerca de duas horas, o médico lajeadense Sérgio Kniphoff, que possui mais de 30 anos de experiência na área da pediatria, discorreu sobre a necessidade premente de haver uma maior sintonia familiar.


Kniphoff salientou a importância dos pais investirem mais tempo para conversarem com os filhos. Segundo ele, apesar da rotina desgastante de hoje, que muitas vezes obriga os pais a deixarem os filhos na escola em turno integral, é preciso que assumam as suas responsabilidades paternas e maternas para indicar o caminho que os filhos devem percorrer.


“Os pais não podem terceirizar a educação dos seus filhos”, enfatizou o palestrante, aconselhando que o aprendizado ético, moral e de comportamento das crianças deve partir de casa e não ser um encargo dos professores e dos colégios, por exemplo. “Quando os pais chegam às suas residências depois de um dia de trabalho, mesmo cansados, eles não têm o direito de negligenciarem atenção aos filhos, pois é esse convívio que moldará a personalidade da criança”.


De acordo com o pediatra, a presença paterna e materna tem perdido espaço para a tecnologia, o que pode significar um retrocesso em termos de relacionamento humano. “Se com um ano de idade a criança passa a ter contato com celular, por exemplo, imaginem o que será dela quando tiver 20 anos? Ela certamente será uma pessoa com conhecimentos vastos no que se refere à tecnologia, mas a sua vida social ficará comprometida”, observou.


O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com apoio da Pastoral da Família. Mais de 100 pessoas assistiram à apresentação, que foi voltada aos pais das crianças de 6 a 15 anos atendidas nos projetos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, bem como aos pais de alunos da Escola Municipal Professor Sereno Afonso Heisler e da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara.


Fotos Rafael Simonis



Kniphoff repassou parte da experiência adquirida nos mais de 30 anos em que atua na área da pediatria



12 visualizações0 comentário
bottom of page