Pagamento antecipado do IPTU gera desconto de até 10% aos contribuintes

Os contribuintes que pagarem de uma só vez o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e os Alvarás receberão incentivos do município. Para quem quitar seus impostos até 15 de fevereiro será concedido o valor máximo de desconto, que é de 10%. Também existe a alternativa de pagar as taxas de forma integral até 15 de março, com 7% de desconto e até 15 de abril, com 5% de abatimento. O prazo final para o pagamento em parcela única é dia 16 de maio, porém sem desconto.

A partir do dia 17 de maio, quem não tiver quitado os impostos em cota única poderá pagá-los de maneira parcelada. Os novos carnês implantados a partir deste ano vêm com a possibilidade de pagamento parcelado, evitando que os donos de imóveis necessitem se deslocar até o Centro Administrativo para retirar os boletos. Caso o contribuinte queira outra forma para quitar o IPTU e os Alvarás, deve procurar o Setor de Tributação da prefeitura para realizar a negociação.

A exemplo deste ano, os carnês serão entregues pelos Correios ao endereço de correspondência do proprietário do imóvel registrado na prefeitura. Por isso, é essencial que a situação cadastral esteja atualizada para que o documento tenha o destino correto. O objetivo é facilitar o pagamento aos contribuintes, que receberão os boletos em casa. O novo sistema mantém a possibilidade de quitação dos tributos tanto em cotas únicas como de forma parcelada.

O Executivo também informa que os contribuintes com dívidas de anos anteriores devem negociar a quitação para evitar a cobrança judicial.

Foto Rafael Simonis

Pagamento do IPTU ajuda o município a se desenvolver. Neste ano, contribuintes voltam a receber os carnês em casa