Pagamento antecipado do IPTU gera desconto de até 9%

Os contribuintes que pagarem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Alvará de Localização de forma antecipada receberão incentivos do município. Para quem quitar seus impostos até 15 de fevereiro será concedido o valor máximo de desconto, que é de 9%. Também existe a alternativa de pagar as taxas de forma integral até 15 de março, com 6% de desconto e até 15 de abril, com 3% de abatimento.


O prazo final para o pagamento do IPTU e do Alvará de Localização em parcela única é dia 15 de maio, porém sem desconto. A partir do dia 16 de maio, quem não tiver quitado o IPTU em cota única poderá pagá-lo de maneira parcelada. Neste caso, o contribuinte deve procurar o Setor de Tributação da prefeitura para realizar a negociação. Já o Alvará de Localização não tem a possibilidade de parcelamento.


A exemplo de anos anteriores, a partir desta semana os carnês são entregues pelos Correios ao endereço de correspondência do proprietário do imóvel registrado na prefeitura. Por isso, é essencial que a situação cadastral esteja atualizada para que o documento tenha o destino correto. O Executivo também informa que os contribuintes com dívidas de anos anteriores devem negociar a quitação para evitar a cobrança judicial.


De acordo com a secretária de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Mallmann, os recursos provenientes do IPTU e dos Alvarás ajudam o município a se desenvolver, garantindo investimentos em saúde, educação, infraestrutura e outras áreas.


Emissão pela internet


Também é possível emitir as guias de IPTU e Alvará de Localização por meio do site da prefeitura, no link “Portal do Cidadão”, informando o número de inscrição do imóvel. No caso do Alvará Sanitário, por sua vez, o contribuinte precisa informar tanto o número de inscrição quanto o CNPJ, sendo que o vencimento está programado para o dia 29 de março.


Foto Rafael Simonis




Pagamento do IPTU e demais tributos ajuda o município a se desenvolver. Carnês são entregues a partir desta semana

14 visualizações

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon