Novidades marcam retorno dos alunos às aulas

Os alunos da rede municipal voltam às aulas nesta sexta-feira, dia 19, com uma série de novidades. A principal delas é a mudança no modelo de ensino, que passa a mesclar aprendizagem por ciclos de alfabetização e por séries. A alteração no formato vem ao encontro do planejamento da Secretaria da Educação de potencializar ainda mais o desempenho dos estudantes.

Conforme o secretário Gilmar Hermes, o município inova ao unir as duas metodologias de ensino, aproveitando o que cada uma tem de melhor. Enquanto o conceito seriado trata os conteúdos de maneira isolada, o modelo em ciclos oportuniza um maior envolvimento dos alunos.

Outra inovação é a implantação do 4º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Sereno Afonso Heisler, no centro da cidade. Com a criação de mais uma turma, o colégio passa a atender em torno de 205 alunos em turno integral.

Neste ano, a Secretaria da Educação também estabeleceu um novo programa que norteará as ações das escolas municipais. Trata-se do “Cidade Educadora”, que visa democratizar e expandir ainda mais os projetos sociais e culturais de modo a envolver toda a comunidade no processo de ensino.

Hermes argumenta que o objetivo é levar conhecimento aos estudantes, pais, familiares e a toda população. “Afinal, uma sociedade mais crítica e influente reflete num município cada vez mais promissor”. O programa será lançado dia 9 de março, na Escola Professor Sereno Afonso Heisler.

As aulas começam nesta sexta-feira com os mesmos horários de 2015. O transporte escolar também segue o roteiro e os horários do último ano letivo. A rede municipal de ensino conta com um total de 650 alunos, 70 professores e 20 funcionários. No ano passado, 95% dos estudantes foram aprovados e apenas um evadiu.

Formação dos professores

A equipe da Secretaria da Educação, as diretoras, os professores e as funcionárias das escolas municipais se reúnem desde o dia 11 de fevereiro para refletir, organizar e planejar as atividades para o novo ano escolar que se inicia.

As reuniões de planejamento culminam com um seminário regional de educação que ocorre nesta quarta e quinta-feira, dias 17 e 18, no Clube Centro de Reservistas. O evento é realizado em parceria com o Sesc de Venâncio Aires. Além de Santa Clara do Sul, participam da capacitação os municípios de Marques de Souza e Sério.

Nesta quarta-feira teve abertura oficial com a presença de autoridades, teatro “Um Professor Cidadão”, palestra com o escritor Oscar Bessi Filho e oficina de música com o músico e compositor Samuel Sodré. Nesta quinta-feira a programação segue com a palestra da mestre em Educação, Fernanda Moehlecke e oficina com o doutor Darci Orso.

Foto Rafael Simonis

Seminário regional de educação capacita professores nesta quarta e quinta-feira, em Santa Clara do Sul

Avenida Emancipação, n° 615, Centro

Santa Clara do Sul - RS