Novidades marcam retorno dos alunos às aulas

Os alunos da rede municipal voltam às aulas nesta sexta-feira, dia 19, com uma série de novidades. A principal delas é a mudança no modelo de ensino, que passa a mesclar aprendizagem por ciclos de alfabetização e por séries. A alteração no formato vem ao encontro do planejamento da Secretaria da Educação de potencializar ainda mais o desempenho dos estudantes.


Conforme o secretário Gilmar Hermes, o município inova ao unir as duas metodologias de ensino, aproveitando o que cada uma tem de melhor. Enquanto o conceito seriado trata os conteúdos de maneira isolada, o modelo em ciclos oportuniza um maior envolvimento dos alunos.


Outra inovação é a implantação do 4º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Sereno Afonso Heisler, no centro da cidade. Com a criação de mais uma turma, o colégio passa a atender em torno de 205 alunos em turno integral.


Neste ano, a Secretaria da Educação também estabeleceu um novo programa que norteará as ações das escolas municipais. Trata-se do “Cidade Educadora”, que visa democratizar e expandir ainda mais os projetos sociais e culturais de modo a envolver toda a comunidade no processo de ensino.


Hermes argumenta que o objetivo é levar conhecimento aos estudantes, pais, familiares e a toda população. “Afinal, uma sociedade mais crítica e influente reflete num município cada vez mais promissor”. O programa será lançado dia 9 de março, na Escola Professor Sereno Afonso Heisler.


As aulas começam nesta sexta-feira com os mesmos horários de 2015. O transporte escolar também segue o roteiro e os horários do último ano letivo. A rede municipal de ensino conta com um total de 650 alunos, 70 professores e 20 funcionários. No ano passado, 95% dos estudantes foram aprovados e apenas um evadiu.


Formação dos professores


A equipe da Secretaria da Educação, as diretoras, os professores e as funcionárias das escolas municipais se reúnem desde o dia 11 de fevereiro para refletir, organizar e planejar as atividades para o novo ano escolar que se inicia.


As reuniões de planejamento culminam com um seminário regional de educação que ocorre nesta quarta e quinta-feira, dias 17 e 18, no Clube Centro de Reservistas. O evento é realizado em parceria com o Sesc de Venâncio Aires. Além de Santa Clara do Sul, participam da capacitação os municípios de Marques de Souza e Sério.


Nesta quarta-feira teve abertura oficial com a presença de autoridades, teatro “Um Professor Cidadão”, palestra com o escritor Oscar Bessi Filho e oficina de música com o músico e compositor Samuel Sodré. Nesta quinta-feira a programação segue com a palestra da mestre em Educação, Fernanda Moehlecke e oficina com o doutor Darci Orso.


Foto Rafael Simonis



Seminário regional de educação capacita professores nesta quarta e quinta-feira, em Santa Clara do Sul

5 visualizações

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro

Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon