Novidades marcam o reinício das aulas

O retorno das atividades escolares na rede municipal, marcado para a próxima segunda-feira, dia 23, terá novidades. A principal delas é o aumento do número de alunos atendidos na Escola de Ensino Fundamental e Turno Integral Professor Sereno Afonso Heisler. Com a implantação do 1º, 2º e 3º ano, o colégio inaugurado em setembro de 2014 abrirá vaga para 107 estudantes. Eles se somam às 44 crianças que estudam no pré-escolar e frequentam o educandário desde outubro do ano passado, totalizando 151 alunos num primeiro momento.

Outro destaque é a reforma da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pequeno Mundo, que começou na semana passada e deve ser concluída dentro de 60 dias. A obra é realizada pela empresa MSJ Pinturas, de Santa Clara do Sul, com investimento municipal de R$ 74.991,00.

Entre os serviços a serem realizados estão a pintura das abas do telhado, das aberturas, das paredes e das grades, tanto na parte externa antiga como na nova. Ainda estão previstas a pintura das aberturas e paredes na parte interna, troca do reboco, do forro de madeira e do azulejo no banheiro, bem como a reforma do contrapiso do corredor, substituição do assoalho das salas e colocação de laje de concreto armado e contrapiso no lugar do assoalho na sala da direção.

Os cinco educandários que formam a rede municipal de ensino atenderão 602 estudantes e contarão com aproximadamente 80 professores. A previsão de investimento na área da educação em 2015 é de R$ 4,7 milhões, o que representa 29,6% do orçamento do município. Só em transporte de alunos o Executivo gasta R$ 500 mil por ano. O valor será reduzido a partir de 2015, quando o ônibus e o micro-ônibus conquistados recentemente começam a operar, diminuindo a contratação de serviço terceirizado.

Projeto Florescer

De acordo com o secretário da Educação, Cultura e Desporto, Gilmar Hermes, o eixo temático deste ano na rede municipal de ensino será o projeto Florescer, desenvolvido dentro do programa Escola e Famílias de Mãos Dadas. “Decidimos por essa proposta de trabalho porque queremos descobrir as potencialidades das crianças e adolescentes e ajudar a aflorá-las”.

Hermes ressalta que o turno integral implantado no ano passado é uma ferramenta importante nesse processo. “A partir deste ano, haverá turno integral tanto no interior como no centro da cidade, beneficiando toda a rede municipal de ensino”. Outro motivo pela escolha do tema é a Feira das Flores, que chega à terceira edição nos dias 17, 18, 19 e 20 de setembro deste ano.

Preparação dos professores

Na semana passada, dias 10, 11 e 12, na sede da Câmara de Vereadores, a Secretaria de Educação se reuniu com os professores da rede municipal de ensino. No primeiro dia houve palestra motivacional. O objetivo dos encontros foi debater e formatar o cronograma escolar deste ano, implantando as ações que serão tomadas dentro do projeto Florescer.

Foto Rafael Simonis

Colégio inaugurado em outubro atenderá 151 alunos a partir da implantação do 1º, 2º e 3º ano