Número de embalagens coletadas reduz 21%

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico divulgou nesta semana os resultados da campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos realizada nos dias 27 e 28 de abril. Nesta edição foram coletados 3.551 recipientes, uma diminuição de 21% em relação a 2014, quando 4.501 frascos haviam sido recolhidos. A ação foi desenvolvida pela Associação Rural de Lajeado (Arla) e pela Tritec Equipamentos nos 31 pontos espalhados por todas as comunidades, sendo coordenada pela Fundação Pró-Rio Taquari, com apoio e acompanhamento da administração municipal.

Segundo a bióloga Dalila Welter, apesar de a campanha ser realizada há vários anos ainda se observa a falta de conscientização de alguns produtores quanto ao uso desses produtos químicos. “Em algumas localidades os agricultores não participam nem comparecem aos pontos de coleta”, lamenta. A aplicação e o descarte incorretos dessas substâncias oferecem sérios problemas à saúde humana e causam a degradação da natureza.

Dalila ressalta que a maioria dos produtores sabe que deve se proteger para trabalhar com o produto e realizar a tríplice lavagem, mas muitos deixam de tomar as devidas precauções.

Neste ano apenas as embalagens limpas foram recolhidas, sendo que 203 recipientes foram devolvidos aos agricultores, os quais foram orientados a realizar a tríplice lavagem e entregar os frascos na próxima campanha.

Outra questão preocupante destacada pela bióloga é o fato de alguns produtores não realizarem a tríplice lavagem enquanto utilizam o resto de agrotóxico na lavoura. “Ao deixarem a limpeza dos frascos para um momento posterior, os agricultores também gerarão contaminação pela concentração de produto despejado diretamente no ambiente”.

Para tanto, cada produtor deve esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no pulverizador, adicionar água ao recipiente, tampar bem, agitar por 30 segundos, despejar a água no tanque do pulverizador e repetir o procedimento durante três vezes.

Também se orienta que a embalagem limpa seja armazenada em local apropriado até o momento da coleta, com a tampa separada para permitir a secagem. Fazendo a tríplice lavagem imediatamente, é possível aproveitar ao máximo o produto, garantindo um ganho ambiental e econômico, sendo que todos os recipientes poderão ser reciclados.

Foto Divulgação

Campanha deste ano, realizada nos dias 27 e 28 de abril, recolheu 3.551 recipientes