Município vai decretar situação de emergência

O Governo de Santa Clara do Sul vai decretar situação de emergência devido à estiagem que tem causado prejuízos nas lavouras e problemas de abastecimento de água em alguns pontos do município.

A decisão foi tomada após uma reunião realizada pelo Departamento de Agricultura com representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e da Emater, na tarde dessa quarta-feira, dia 8, no Centro Administrativo.

De acordo com o levantamento feito pela Emater em conjunto com o Departamento de Agricultura, os prejuízos no campo já somam mais de R$ 14,2 milhões. O milho grão e o milho para silagem são as culturas mais prejudicadas economicamente até o momento, com aproximadamente 50% de perdas, seguida pela soja (35%), leite (30%) e hortaliças.

Conforme o secretário de Sustentabilidade, Edson Mallmann, a reunião para debater o decreto de emergência foi marcada já na semana passada, dia 3, tendo em vista a importância de buscar-se medidas para amenizar as perdas dos agricultores em função da seca.

O prefeito em exercício, Fabiano Immich, destaca que o decreto é uma alternativa para auxiliar os produtores, que têm sido muito afetados nos últimos anos devido às frequentes estiagens.