top of page

Município realiza mutirões para evitar surto da dengue

Com o objetivo de conter o aumento do número de casos de dengue no município e evitar uma infestação da doença, a Secretaria de Saúde de Santa Clara do Sul está promovendo ações de conscientização e vistorias em locais com maior índice de casos registrados. Atualmente, o município já registra 12 casos ativos da doença, o que requer um cuidado redobrado de toda a comunidade para impedir um possível surto de dengue.


Nessa segunda-feira, dia 8, ocorreu um mutirão com foco na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti e que contou com a participação ativa dos agentes comunitários de saúde. A atividade foi concentrada na Rua 7 de Setembro e áreas adjacentes, onde os profissionais da saúde distribuíram folhetos informativos, realizaram inspeções nas residências e compartilharam dicas fundamentais para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.


A secretária municipal de Saúde, Iara Kohlrausch, ressaltou a importância da ação, que deve ser ampliada para outras áreas do município, principalmente de conscientizar a população sobre a importância de adotar medidas preventivas.


“É fundamental o engajamento de toda a comunidade, mantendo pátios e terrenos limpos, evitando água parada e conscientizando vizinhos, amigos e familiares”, enfatiza a secretária, lembrando que até o momento, em 2024, 60 pessoas já morreram de dengue no Estado, inclusive superando o número de óbitos do ano passado inteiro, quando 54 pessoas acabaram falecendo em virtude da doença no RS.


Os principais sintomas da dengue incluem febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Em caso de apresentar sintomas, a recomendação é procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde para receber o tratamento adequado.


Para evitar a propagação do vírus, a população deve seguir as medidas preventivas recomendadas pelas autoridades de saúde, como usar repelentes, manter os ambientes limpos e eliminar qualquer possível foco de água parada.

Principais ações preventivas contra a dengue:


- Utilizar repelentes regularmente;

- Manter pátios e terrenos limpos, sem acúmulo de objetos que possam reter água;

- Evitar o armazenamento de água parada em pneus, garrafas vazias, latas, plantas, vasos e calhas;

- Manter a caixa d'água sempre fechada e tampada;

- Acondicionar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada;

- Realizar a limpeza e cloração das piscinas semanalmente.


A colaboração de toda a comunidade é essencial para combater a dengue e garantir a saúde e bem-estar de todos os moradores de Santa Clara do Sul.

Para mais informações e orientações, entre em contato pelo telefone/Whats 51 3782-2266.




6 visualizações0 comentário
bottom of page