Município realiza audiência pública para discutir mobilidade urbana

Com o objetivo de proporcionar um desenvolvimento ordenado e sustentável ao município, o Governo de Santa Clara do Sul realiza desde o início deste ano estudos para a estruturação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob). Trata-se de programas, metas e ações no sentido de qualificar o setor, além de um Plano de Arborização voltado a estradas rurais, que visa melhorias na paisagem e o fortalecimento das identidades das comunidades locais.

Após uma série de reuniões, levantamento de dados, pesquisas junto à comunidade e elaboração de estratégias voltadas ao setor, o Plano será apresentado e discutido junto à comunidade em audiência pública a ser realizada no dia 24 de agosto, a partir das 19h, no Salão Paroquial. É importante a participação da população neste momento em que estará em pauta a melhoria da mobilidade urbana de Santa Clara do Sul.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, o planejamento é fundamental para possibilitar o desenvolvimento urbano e rural de uma forma ordenada. “A partir do Plano, buscamos uma mobilidade mais sustentável, com transporte e circulação que proporcionem acesso amplo e democrático ao espaço urbano”, destaca. Para desenvolver o Plano de Mobilidade Urbana, a administração municipal conta com a participação da empresa Plural Consultoria em Planejamento Territorial.

Saiba mais

Mobilidade urbana é a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e de cargas, que podem ser realizados de modo individual (contemplando pedestres, ciclistas e motoristas de motocicletas e/ou carros) ou coletiva (como ônibus e vans). É um conceito essencial para o planejamento territorial, pois influencia diretamente na qualidade de vida dos cidadãos dentro do município, possibilitando significativas melhorias na mobilidade e na acessibilidade geral.