top of page

Município promove ações de combate à dengue

Diante do aumento considerável no número de casos de dengue na região, a Secretaria de Saúde de Santa Clara do Sul tem intensificado as ações de prevenção à doença no município. O intuito é sensibilizar a comunidade no sentido de evitar o acúmulo de água e de procurar atendimento médico em caso de qualquer suspeita. Em Santa Clara do Sul são 23 casos confirmados, dos quais 7 estão ativos. Além disso, 2 pessoas aguardam resultado do teste.


Conforme a secretária de Saúde, Iara Kohlrausch, é fundamental a conscientização de todos para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti que, além da dengue, pode ocasionar outras doenças como a zika e a chikungunya. “As agentes de Combate a Endemias diariamente realizam trabalhos junto aos cidadãos para evitar a criação de focos de larvas e a consequente disseminação da doença. Porém, é fundamental que as pessoas auxiliem, pois a maior parte dos casos ocorrem nos pátios das residências”, informa.


Além de ações sistemáticas nas casas, a equipe da saúde realiza trabalhos de orientação. Recentemente, funcionárias da secretaria visitaram as Escolas Municipais de Educação Infantil Pequeno Mundo e Criança Feliz, a Escola Professor Sereno Afonso Heisler e a Escola Estadual Santa Clara, oportunidade em que repassaram informações e dicas aos professores pedindo a colaboração e a sensibilização dos alunos e pais.


Como forma de orientação à comunidade, também foi elaborado um panfleto informativo detalhando os cuidados relacionados à dengue, o qual foi entregue nas escolas de educação infantil do município. Além disso, as agentes realizam vistorias rotineiras em pontos com mais risco de criação do mosquito devido à maior incidência de acúmulo de água.


Nas residências de Santa Clara do Sul, os locais onde mais são encontradas as larvas do mosquito Aedes aegypti são tonéis com água da chuva sem proteção e sem tratamento, ralos sem proteção (tela milimetrada), lonas usadas para cobrir objetos ou entulhos, pratinhos de vasos de plantas, entre outros. Mais detalhes de como prevenir a dengue pelo fone 3782 2266. Em caso de qualquer suspeita, o cidadão deve procurar atendimento médico.


Saiba mais


O vírus da dengue é contraído através da picada de um mosquito infectado. Os sintomas mais observados têm sido dor de cabeça (com sensação de compressão na área dos olhos), ardência nos olhos, febre persistente (aquela que não passa, mesmo com uso de paracetamol, por exemplo), dor no corpo inespecífica (costas, pés, braços, mas principalmente na região lombar), vômito, ausência de apetite e manchas no corpo (causam coceira e queimação). Alguns destes sintomas ligados à tosse, coriza e dor de garganta geralmente estão associados à gripe ou Covid-19.


Agentes de Endemias realizam vistorias rotineiras em pontos com mais risco de foco de mosquito

Equipe da Saúde visitou escolas para repassar informações sobre a doença

44 visualizações0 comentário
bottom of page