Município moderniza iluminação pública com instalação de lâmpadas de led

Numa parceria com a Eletrobras, o Executivo está modernizando a estrutura de iluminação pública do município. A troca das luminárias começou a ser feita nessa terça-feira, dia 28, pela empresa Comantec, vencedora da licitação. Neste primeiro momento serão substituídos 1.029 pontos na área urbana.

O investimento inicial é de R$ 678.758,29, sendo R$ 591.654,42 oriundos do Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente (Procel Reluz), através do Governo Federal, e R$ 87.103,87 de contrapartida do Governo Municipal.

Os serviços preveem a substituição das lâmpadas com tecnologia tradicional e de consumo elevado por luminárias led, que têm vida útil de aproximadamente 12 anos (as tradicionais duram em torno de três anos). Outro benefício é a redução no consumo de energia elétrica, 47,5% inferior às lâmpadas tradicionais.

Como o valor do termo de cooperação técnica com a Eletrobras totaliza R$ 1.191.311,42, está sendo feito um levantamento por parte do município para utilizar os quase R$ 600 mil de saldo de recursos e dessa forma contemplar a área rural também.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, este é mais um importante investimento para Santa Clara do Sul, tendo em vista que melhorará o sistema de iluminação pública do município, gerando economia no consumo de energia elétrica e ampliando a durabilidade das novas luminárias.

“Esse convênio com a Eletrobras demonstra a importância de projetos técnicos bem construídos e relacionamentos sólidos em todas as esferas para conquistarmos recursos externos e seguirmos avançando cada vez mais em todos os setores”, destaca o prefeito.

Troca das luminárias começou a ser feita nessa terça-feira, dia 28, pela empresa Comantec