Município elabora plano para fomentar turismo

O governo municipal está iniciando um planejamento estratégico visando à elaboração de um programa de incentivo ao turismo em Santa Clara do Sul. O intuito é promover uma série de ações públicas e privadas dentro de um prazo de 10 anos para fomentar essa área, gerando mais emprego e renda e melhorando a vida das pessoas.

No início deste mês ocorreu um encontro da administração municipal com representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico, da Associação Comercial e Industrial de Santa Clara do Sul e empreendedores locais para começar a debater a ideia.

O primeiro passo é a elaboração de um projeto bem estruturado para traçar as principais atividades direcionadas ao setor. Além de ações públicas, é necessária a prospecção de empreendedores dispostos a investir em áreas consideradas prioritárias ao município, que são a agroecologia, a hotelaria e a gastronomia, fomentando o turismo urbano e rural de Santa Clara do Sul.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, o plano de turismo está em fase de preparação. “Estamos fazendo o planejamento estratégico das ações para que o turismo se torne um programa de município e não apenas de governo, possibilitando a sua continuidade e melhoria contínua. Temos a convicção de que a direção é mais importante que a velocidade. Por isso, definimos o período de 10 anos para consolidar o projeto”, salienta.

O escopo do programa foi apresentado nessa quarta-feira, no Salão Paroquial, durante o Workshop sobre Empreendedorismo e Turismo Sustentável. No prazo de 2020 a 2030 está prevista a construção de alguns equipamentos turísticos, como a imagem da Santa Clara, o Parque Temático da Revolução Federalista, o Parque Agroecológico na antiga fumageira de Picada Santa Clara e um Parque Linear às margens do Arroio Saraquá.

Também existe a possibilidade de estruturação de trilhas, roteiros e pontos de contemplação das paisagens, principalmente no interior, além da implantação de pontos comerciais, gastronômicos, hotéis e pousadas. Outra ideia é investir no turismo de eventos, tanto na área esportiva quanto cultural. “Trata-se de um planejamento de 10 anos, sendo que as ações serão desenvolvidas de forma gradativa e conforme a viabilidade financeira e consolidação de parcerias”, destaca o prefeito.

Workshop

No evento realizado nessa quarta-feira, no Salão Paroquial, debateu-se a Indústria do Turismo e a sua importância para o desenvolvimento de Santa Clara do Sul. O palestrante foi o empreendedor, conferencista nacional e presidente do Instituto de Inovação, Joel Adriano Maciel, que apresentou algumas estratégias de aproveitamento das potencialidades locais levando em conta as tendências globais conectadas às novas economias e ao turismo.

O workshop foi uma ação do programa Santa Clara Tem Valor, que visa qualificar os setores da indústria, comércio e serviços do município, fortalecer a economia e garantir o desenvolvimento local.

Prefeito Paulo Kohlrausch apresentou algumas ideias para fomentar o turismo em Santa Clara do Sul