top of page

Município concorre a prêmio nacional

Garantir a sustentabilidade econômica do município por meio da profissionalização e integração dos setores da indústria, comércio e serviços locais. É com este objetivo que o governo municipal desenvolve o programa Santa Clara Tem Valor desde agosto de 2017, quando ocorreu o lançamento da iniciativa no Clube Centro de Reservistas com a participação de quase 300 pessoas.


Na semana passada, o programa foi selecionado no Prêmio MuniCiência, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), como uma das 15 práticas inovadoras em gestão municipal em todo o país. Santa Clara do Sul é o único representante do Vale do Taquari que segue na disputa. Trata-se da última etapa do prêmio, cujos cinco vencedores serão definidos por votação online que vai até o dia 27 de abril.


Para votar na iniciativa de Santa Clara do Sul basta acessar o link e escolher o programa Santa Clara Tem Valor. No portal estão disponíveis um vídeo explicativo e um resumo do projeto desenvolvido no município. O MuniCiência é parte do UniverCidades – Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento de capacidades locais de implementação de políticas públicas.


Os cinco vencedores terão as suas iniciativas reconhecidas durante a XXI Marcha dos Prefeitos, que ocorre em maio, e reaplicadas num guia a ser distribuído em nível nacional. Os municípios também poderão participar de um seminário nacional a ser realizado em outubro e de uma visita técnica internacional para intercâmbio de experiências.


De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, para que consiga atingir o seu objetivo enquanto governo, de proporcionar desenvolvimento e qualidade de vida à população, uma das premissas é a robustez nas receitas próprias. “E foi nesse sentido que surgiu o programa, que incentiva os setores da indústria, comércio e serviços a se profissionalizarem e agregarem valor a seus negócios, o que garantirá aumento nas suas receitas e maior retorno ao Executivo”, salienta.


Passo a passo do programa


- DIAGNÓSTICO: Ao longo do primeiro semestre de 2017, o governo se focou em provocar a reflexão do empresariado e da comunidade em relação à necessidade de mudanças conceituais a fim de alcançar melhores resultados nos setores econômicos. Realizou-se um diagnóstico das principais carências dos empreendimentos, o qual reuniu sugestões tanto de comerciantes como de clientes.


- PARCERIAS: Municiado de informações, o Executivo firmou parceria com a Faculdade La Salle Estrela para definir estratégias e capacitações para fortalecer os setores da indústria, comércio e serviços do município. Posteriormente, o programa também passou a ter a parceria do Sebrae.


- SENSIBILIZAÇÃO: Estabelecidas as estratégias, iniciou-se o processo de mobilização dos empresários locais, seja por meio de reuniões, convites ou pelo contato direto com os empreendedores. O ápice foi o lançamento do programa em agosto de 2017, no Clube Centro de Reservistas, quando foram apresentadas as ações a serem desenvolvidas.


- INCENTIVOS: Por lei, em agosto, o programa Santa Clara Tem Valor foi oficialmente instituído, com o incentivo inicial de R$ 80 mil por parte da administração municipal. Também foi implantado o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que serve como interlocutor entre o poder público e a comunidade, definindo onde os recursos devem ser aplicados.


- CAPACITAÇÃO: Criou-se um ciclo de palestras com seis módulos sobre contemporaneidade, atendimento com excelência, gestão financeira e de processos, comunicação e formas de agregar valor ao comércio. Logo após, iniciou-se um curso de gestão visual e vitrinismo. E a economista Patrícia Palermo palestrou sobre a situação econômica do país.


- SITUAÇÃO ATUAL: O debate constante entre governo e comunidade, especialmente por meio do recém criado Comdescla, resultou em um diagnóstico de que os setores econômicos deveriam se integrar, apostar na inovação e na busca constante por qualificação para se destacar no mercado.


- RESULTADOS: É perceptível a mudança de visão de grande parte do empresariado, que assimilou a importância da qualificação. Da mesma forma, empresários têm unido esforços para reestruturar a Associação Comercial e Industrial de Santa Clara do Sul (Acisc) e traçar ações com o intuito de ampliar as vendas. Por meio do conselho discute-se a criação de um calendário próprio de eventos do comércio para 2018. Chegou-se a um consenso de que é preciso criar uma relação de confiança com os consumidores, seja por meio de produtos ou serviços diferenciados, de um atendimento personalizado e com excelência, mas que acima de tudo faça com que os clientes procurem os estabelecimentos comerciais de Santa Clara do Sul ao longo do ano inteiro para suprir as suas necessidades.


Ações previstas para 2018

- O setor da produção orgânica de alimentos receberá especial atenção por meio de parceria firmada com o Sebrae, que implantará um Laboratório de Empreendedorismo no município, focado em práticas para expansão do segmento e que beneficiará diretamente o Programa de Incentivo à Produção Orgânica – Santa Clara Mais Saudável;


- Haverá o lançamento do programa Rede Simples previsto para os primeiros meses de 2018, com o objetivo de incentivar o microempreendedor individual e reduzir a informalidade;

- Visando a um maior controle nos processos de vendas e emissão de documentos fiscais e, ainda, a busca por equidade na cobrança da tributação para todos os empresários do município, a Equipe de Fiscalização da Prefeitura será fortalecida;


- Com o objetivo de contribuir para uma mudança cultural, em que a iniciativa empresarial seja prática recorrente da comunidade, foi firmada parceria com o Sebrae para que, a partir de 2018, o empreendedorismo passe a fazer parte das atividades educativas nas escolas municipais;


- Por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude e do Setor de Administração Tributária da Prefeitura, a Educação Fiscal passa a integrar o currículo da Rede Municipal de Ensino a partir deste ano letivo.


Foto Rafael Simonis



Programa Santa Clara Tem Valor visa garantir a sustentabilidade econômica do município



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Feriado muda atendimento nas repartições públicas

O governo municipal comunica que o atendimento nas repartições públicas será diferenciado nesta semana. Na quinta-feira, dia 31 de maio, feriado de Corpus Christi e na sexta-feira, dia 1º de junho, to

Feriado muda atendimento nas repartições públicas

O governo municipal comunica que o atendimento nas repartições públicas será diferenciado na próxima semana. Na quinta-feira, dia 31 de maio, feriado de Corpus Christi e na sexta-feira, dia 1º de junh

bottom of page