Município apresenta projeto da pista de passeio aos moradores de São Bento

A administração municipal apresentou o projeto de construção da pista de passeio às margens da ERS-413, aprovado no início de dezembro pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), à comunidade de São Bento, principal beneficiada com a obra.

O encontro ocorreu nessa segunda-feira, dia 14, na sede da Associação de Moradores.

O secretário de Planejamento, Eduardo Johann, relatou as dificuldades enfrentadas pelo Executivo nos últimos anos para conseguir a liberação do projeto. Destacou a atuação do engenheiro civil do município, Samir Battisti; do assessor da Casa Civil, Fabrício Renner; do superintendente do Daer em Lajeado, Luciano Faustino da Silva e do prefeito Fabiano Immich, que se empenharam para viabilizar a obra.

Na sequência, o engenheiro Battisti repassou informações técnicas e esclareceu dúvidas dos moradores, sobretudo relacionadas ao recuo para a entrada de veículos e ao tipo de passeio a ser implantado. Ele citou que a pista a ser construída terá 1m50cm de largura e ficará em torno de oito a dez centímetros acima do nível do asfalto. Também haverá a instalação de meio-fio, valas laterais e drenagem, totalizando uma largura superior a três metros.

O prefeito Fabiano Immich salientou a sua satisfação em poder cumprir com uma das metas mais importantes do seu plano de governo, que dará conforto e segurança aos usuários.

Ainda mencionou as diversas viagens realizadas a Lajeado e Porto Alegre visando à aprovação do projeto, bem como a importância da participação de cada dono de terreno na compra dos tubos de concreto e da tela de ferro para colocar nas entradas dos lotes, a qual deverá ser a única contrapartida dos moradores.

Immich ressaltou que a obra deve ser executada em três etapas, com previsão de início a partir de março de 2016. O próximo passo é elaborar e enviar projeto de lei ao Legislativo para solicitar autorização para construir a pista dentro da faixa de domínio do estado, cuja votação está prevista para a próxima quarta-feira, dia 23.

O trecho a ser beneficiado tem 3,5 quilômetros e fica entre a rótula da Avenida Emancipação e a divisa com Lajeado. A administração municipal construirá a pista e o Daer será responsável pela sinalização, tanto da obra como da pista no momento em que ela estiver concluída, e também pela pintura do local.

Fotos Divulgação

Encontro ocorreu segunda-feira, dia 14, na sede da Associação de Moradores da ERS-413