Município aceita inscrições até o dia 30

Se tiverem adesão aprovada, estudantes do município receberão auxílio no transporte

Os alunos que moram em Santa Clara do Sul e se deslocam a outros municípios para estudar podem solicitar adesão ao programa estadual Passe Livre Estudantil até 30 de janeiro. Com os requisitos legais aprovados, o estudante receberá benefício para o transporte.

Entre as principais determinações para obter o Passe Livre estão a comprovação de renda mensal de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa, residir em uma cidade e estudar em outra e comprovar frequência na instituição (mais detalhes no box). Os interessados também devem entregar a ficha de inscrição do beneficiário preenchida, com uma foto 3x4, e uma declaração informando o número da conta na qual desejam receber o recurso.Uma reunião está agendada para as 13h30min do próximo sábado, dia 25, no ginásio municipal de esportes, quando os alunos deverão levar os documentos exigidos pelo governo estadual para análise da equipe responsável pelo programa no município e posterior envio à Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).Informações sobre a lei, o regulamento, o formulário do estudante e os demais documentos necessários podem ser acessadas pelo endereço.

Em caso de dúvidas, os interessados têm a possibilidade de ligar para o 9119-6484 ou 3782-2250, com Graziela Stoll.De acordo com o site da União Nacional dos Estudantes (UNE), dos 428 mil universitários do estado, cerca de 120 mil estudam em instituições fora dos aglomerados urbanos, enquanto 89% dos alunos estão concentrados em colégios com sede em sete cidades reconhecidas como polo: Passo Fundo, Bagé, Erechim, Ijuí, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. O que o estudante precisa apresentar- Comprovação de renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio;- Registro de matrícula de instituição regular de ensino localizada em município diverso da cidade de residência do beneficiário;- Atestado de frequência do período letivo anterior, dispensado em caso de estudantes matriculados no primeiro semestre ou primeiro ano letivo;- Cópia do documento oficial de identificação dos estudantes;- Comprovante de residência do beneficiário;- Carteira de identificação estudantil, expedida pela União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES) e União Estadual de Estudantes (UEE-RS), distribuível pelos Diretórios Centrais de Estudantes, Uniões Municipais de Estudantes Secundaristas e entidades filiadas.

Foto Rafael Simonis

Interessados em fazer o cadastro podem buscar informações no site do estado do Rio Grande do Sul