Município viabiliza transporte escolar integral

Executivo assume compromisso do estado e estende benefício a alunos do Ensino Médio

O transporte escolar do município é 100% gratuito desde a segunda-feira, dia 24, quando os estudantes retornaram às aulas após o período de recesso escolar. A partir de agora, os alunos que estudam no Ensino Médio também passam a receber o benefício, a exemplo do que ocorre com as crianças e adolescentes que frequentam o Ensino Fundamental. Para viabilizar o custeio integral, o Executivo complementará o valor pago pelo estado, cujo repasse é insuficiente para oferecer a gratuidade nas passagens.

De acordo com o secretário de Educação, Gilmar Hermes, o custo extra para o município será de R$ 40 mil por ano. No momento, cerca de 800 estudantes necessitam de transporte para se deslocar às escolas, totalizando um investimento de R$ 450 mil anuais. As redes municipal e estadual possuem em torno de 1,2 mil alunos distribuídos em cinco colégios.

Sete veículos realizam o transporte, cada um sendo responsável por um itinerário.

Hermes menciona que será feito um monitoramento em parceria com a Escola Estadual Santa Clara para que o benefício seja utilizado de maneira correta e eficaz. "Temos todo um cuidado para reorganizar os roteiros de modo a contemplar todos que precisam de condução. Mas para isso, contamos com a colaboração dos pais, alunos e escola".

Segundo o prefeito em exercício, Inácio Herrmann, a educação é uma das prioridades do governo. "Queremos facilitar ao máximo o acesso dos nossos jovens ao conhecimento, para que tenham um futuro pessoal e profissional mais promissor". Acredita que o transporte gratuito estendido ao Ensino Médio também evitará que os estudantes da zona rural tenham que sair de casa para morar mais perto das escolas.

Foto Rafael Simonis

Dos 1,2 mil alunos das redes municipal e estadual, 800 necessitam de transporte escolar. Sete veículos realizam o deslocamento