Executivo assume compromisso do estado e estende benefício a alunos do Ensino Médio
O transporte escolar do município é 100% gratuito desde a segunda-feira, dia 24, quando os estudantes retornaram às aulas após o período de recesso escolar. A partir de agora, os alunos que estudam no Ensino Médio também passam a receber o benefício, a exemplo do que ocorre com as crianças e adolescentes que frequentam o Ensino Fundamental. Para viabilizar o custeio integral, o Executivo complementará o valor pago pelo estado, cujo repasse é insuficiente para oferecer a gratuidade nas passagens.
De acordo com o secretário de Educação, Gilmar Hermes, o custo extra para o município será de R$ 40 mil por ano. No momento, cerca de 800 estudantes necessitam de transporte para se deslocar às escolas, totalizando um investimento de R$ 450 mil anuais. As redes municipal e estadual possuem em torno de 1,2 mil alunos distribuídos em cinco colégios.
Sete veículos realizam o transporte, cada um sendo responsável por um itinerário.
Hermes menciona que será feito um monitoramento em parceria com a Escola Estadual Santa Clara para que o benefício seja utilizado de maneira correta e eficaz. "Temos todo um cuidado para reorganizar os roteiros de modo a contemplar todos que precisam de condução. Mas para isso, contamos com a colaboração dos pais, alunos e escola".
Segundo o prefeito em exercício, Inácio Herrmann, a educação é uma das prioridades do governo. "Queremos facilitar ao máximo o acesso dos nossos jovens ao conhecimento, para que tenham um futuro pessoal e profissional mais promissor". Acredita que o transporte gratuito estendido ao Ensino Médio também evitará que os estudantes da zona rural tenham que sair de casa para morar mais perto das escolas.
Foto Rafael Simonis
Comments