Município vai retomar aulas presenciais

O município terá o retorno gradativo das aulas presenciais a partir da semana que vem. Seguindo o cronograma estipulado pelo Governo do Estado, as atividades iniciarão a partir de segunda-feira, dia 5, com estudantes de 4 e 5 anos da educação infantil.

De acordo com o levantamento feito pela Secretaria Municipal da Educação com os pais dos alunos, em torno de 75 crianças que estudam na pré-escola devem retomar as atividades presenciais na próxima semana. Os anos finais (6º a 9º) têm o retorno programado para 28 de outubro e os anos iniciais (1º a 5º) para 12 de novembro. O limite máximo de atendimento é de 50% da capacidade.

Todas as escolas municipais foram estruturadas e preparadas para receber os alunos com segurança e atendendo todas as normas de saúde a partir de planos de contingenciamento, obedecendo os protocolos estabelecidos pelo Estado e as orientações do Centro de Operações em Emergência (COE). Além disso, todos os professores, serventes e motoristas receberam capacitações.

As aulas presenciais na Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo serão divididas em dois turnos. Na parte da manhã o atendimento será voltado aos alunos da pré-escola da Emei e no período da tarde, aos estudantes de 4 a 5 anos da Escola Sereno Afonso Heisler. Já no interior, a Escola Gustavo Seidel de Sampainho retomará as aulas da pré-escola na parte da manhã.

Moradora de Picada Santa Clara, Anelise Rambo Nistche é favorável ao retorno das atividades presenciais. O seu filho Davi, de 4 anos, é um dos alunos que voltam às aulas a partir de segunda-feira na Escola Gustavo Seidel. “Acredito que o momento atual permite a retomada das atividades com cuidado e seguindo todas as medidas de segurança. Vai ser importante para o meu filho, que está sentindo a falta do convívio com os colegas e professoras”, observa.

A estruturação dos colégios e a capacitação dos profissionais de ensino ocorre desde o mês de junho, quando foi instituído um grupo de trabalho no sentido de possibilitar um retorno seguro das aulas presenciais. Segundo a gestora do COE Municipal, Eliana Tuliszewski Mertins, todas as escolas passaram por vistoria e todos os professores, serventes e equipe diretiva estão sendo testados antes de iniciarem as atividades.

Conforme a secretária municipal de Educação, Ana Paula Mallmann, o município está preparado para o retorno presencial dos alunos, seguindo todos os protocolos sanitários necessários. “Procuramos montar um cronograma com dias e horários baseado na realidade do nosso município. Assim, estaremos oferecendo aulas diárias e turnos estendidos, possibilitando aos pais levarem e buscarem seus filhos”, destaca.

Escolas preparadas

Os alunos que retornarem às atividades presenciais deverão usar máscara e respeitar os protocolos de segurança, entre eles o distanciamento social. Para oferecer toda a estrutura necessária para a volta dos estudantes, o município comprou totens de álcool gel, álcool 70%, tapetes sanitizantes, fitas demarcatórias, máscaras para alunos e profissionais, viseiras de acrílico para professores e termômetros digitais infravermelhos.

Ainda ocorreram treinamentos de prevenção à Covid-19 com todos os profissionais que atuam na rede municipal de ensino. Além disso, os bebedouros foram desativados e as salas adaptadas, tendo a sua capacidade de atendimento reduzido para no máximo 50% dos alunos. (Autorizado nos termos do artigo 1°, inciso VIII, parágrafo 3° da Emenda Constitucional 107/2020")

Avenida Emancipação, n° 615, Centro

Santa Clara do Sul - RS