Município testa novo tipo de pavimento

Tecnologia chamada de Con-Aid é aplicada em 1,5 km da Rua José Francisco Allgayer


A administração municipal experimenta um produto inovador para pavimentar as estradas.


Denominada de Con-Aid, a tecnologia será aplicada em um quilômetro e meio da Rua José Francisco Allgayer, desde as proximidades da Metalúrgica Adams até a divisa com o município de Cruzeiro do Sul.


Nessa etapa está prevista a aplicação de 50 litros do material, num investimento de R$ 28,8 mil na aquisição do produto e R$ 102,7 mil em mão de obra, que fica a cargo da MAK Máquinas, de Santa Maria, vencedora da licitação. Os serviços começaram há 15 dias e devem ser concluídos na próxima semana, caso o tempo colabore.


Segundo o prefeito Fabiano Immich, trata-se de um teste para analisar a possibilidade desse novo tipo de pavimento ser estendido a outros pontos do município. Além de garantir melhores estradas e amenizar os problemas com poeira, o produto serve como base para futuros asfaltamentos, diminuindo de forma considerável os custos de pavimentação.



Saiba mais


De origem sul-africana, a tecnologia Con-Aid permite a construção de estradas com baixo custo. Sucesso mundial desde 1978, o produto é utilizado em mais de 100 países. Trata-se de uma alternativa viável para os mercados públicos e privados em substituição ao revestimento primário (cascalho, saibro, piçarra, moledo).


É um produto líquido reativo ao cátion fabricado de maneira específica para a estabilização permanente de solos. Ele muda a natureza das propriedades de absorção da água dos solos de hidrófila (afinidade por água) para hidrófoba (repelente a água), sobretudo das partículas de mineral de argila.


O tratamento é apenas com água + produto + solo, tornando a camada estabilizada flexível e permeável. Isto torna sua aplicação muito mais simples, rápida e econômica. A camada estabilizada não "cimenta" a massa de solo, o que poderia tornar a camada suscetível a trincas decorrentes de movimentações do subleito.


Foto Rafael Simonis



Após os serviços de preparação da estrada, produto deve começar a ser aplicado nesta quinta-feira

0 visualização

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon