top of page

Município testa novo tipo de pavimento

Tecnologia chamada de Con-Aid é aplicada em 1,5 km da Rua José Francisco Allgayer


A administração municipal experimenta um produto inovador para pavimentar as estradas.


Denominada de Con-Aid, a tecnologia será aplicada em um quilômetro e meio da Rua José Francisco Allgayer, desde as proximidades da Metalúrgica Adams até a divisa com o município de Cruzeiro do Sul.


Nessa etapa está prevista a aplicação de 50 litros do material, num investimento de R$ 28,8 mil na aquisição do produto e R$ 102,7 mil em mão de obra, que fica a cargo da MAK Máquinas, de Santa Maria, vencedora da licitação. Os serviços começaram há 15 dias e devem ser concluídos na próxima semana, caso o tempo colabore.


Segundo o prefeito Fabiano Immich, trata-se de um teste para analisar a possibilidade desse novo tipo de pavimento ser estendido a outros pontos do município. Além de garantir melhores estradas e amenizar os problemas com poeira, o produto serve como base para futuros asfaltamentos, diminuindo de forma considerável os custos de pavimentação.



Saiba mais


De origem sul-africana, a tecnologia Con-Aid permite a construção de estradas com baixo custo. Sucesso mundial desde 1978, o produto é utilizado em mais de 100 países. Trata-se de uma alternativa viável para os mercados públicos e privados em substituição ao revestimento primário (cascalho, saibro, piçarra, moledo).


É um produto líquido reativo ao cátion fabricado de maneira específica para a estabilização permanente de solos. Ele muda a natureza das propriedades de absorção da água dos solos de hidrófila (afinidade por água) para hidrófoba (repelente a água), sobretudo das partículas de mineral de argila.


O tratamento é apenas com água + produto + solo, tornando a camada estabilizada flexível e permeável. Isto torna sua aplicação muito mais simples, rápida e econômica. A camada estabilizada não "cimenta" a massa de solo, o que poderia tornar a camada suscetível a trincas decorrentes de movimentações do subleito.


Foto Rafael Simonis



Após os serviços de preparação da estrada, produto deve começar a ser aplicado nesta quinta-feira

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page