Município terá uma academia ao ar livre

Por ser ano eleitoral, estrutura deve ser entregue em 2015. Serão 18 equipamentos

Santa Clara do Sul é um dos 15 municípios do estado que serão contemplados com a instalação de uma academia ao ar livre. A relação dos beneficiados foi divulgada na sexta-feira, dia 4, pela Secretaria do Esporte e do Lazer (SEL) do Rio Grande do Sul. Por ser ano eleitoral, a estrutura deve ser entregue em 2015. A legislação proíbe a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública durante esse período, exceto em casos de calamidade, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior.

Cada academia ao ar livre é composta por 18 itens, divididos em módulos convencionais, além de academias para especiais. O conjunto é de fácil instalação e compreende atividades para fortalecimento, alongamento e relaxamento muscular. Além de Santa Clara do Sul, foram beneficiados os municípios de Água Santa, Barracão, Cotiporã, Erechim, Estrela, Glorinha, Horizontina, Igrejinha, Ijuí, Palmeira das Missões, Roca Sales, Torres, Três Coroas e Vila Flores.

Os projetos de cada cidade foram analisados por uma comissão da SEL para verificar as realidades e necessidades de cada região no que tange as políticas de esporte e lazer para o desenvolvimento do estado. Todos os municípios selecionados firmarão termo de compromisso, devendo encaminhar para a Secretaria do Esporte e do Lazer as declarações originais, exigidas para análise dos pleitos, em até 30 dias.

A implantação das academias ao ar livre busca democratizar o acesso à prática regular de exercícios físicos, como forma de inclusão social e mudança de hábitos para promover saúde e qualidade de vida aos cidadãos gaúchos. Destinam-se às crianças e adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Captação de recursos

Segundo o coordenador Mauro Heinen, além de organizar as competições esportivas municipais e desenvolver o projeto social Fique Esperto, que movimenta crianças, jovens e adultos santa-clarenses, o Departamento Municipal de Esportes realiza um trabalho intenso no que se refere à elaboração de projetos para captar recursos ao município.

Heinen lembra que neste ano, em janeiro, o departamento organizou a Copa Cidade das Flores de Futebol Infantil com verba de R$ 18 mil oriunda da Fundação de Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul (Fundergs), conquistou o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) com investimento de R$ 400 mil em dois anos e finaliza a compra de equipamentos de ginástica artística por meio da Fundergs no valor de R$ 24 mil.

O coordenador ressalta que essa academia ao ar livre atende uma necessidade e um anseio da população santa-clarense. A estrutura será instalada no canteiro central da Avenida Emancipação, local muito utilizado pelos cidadãos para realização de caminhadas.

Foto Rafael Simonis

Estrutura deve ser instalada na Avenida Emancipação, próximo ao Centro Administrativo