Município reitera pedido por mais policiamento

O prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, participou de audiência com o secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, nessa quarta-feira, em Porto Alegre. Ele integrou uma comitiva formada pelos chefes dos Executivos do Consórcio G8 com o objetivo de cobrar mais efetivo policial nos municípios.

Kohlrausch aproveitou o encontro com o secretário para solicitar um posicionamento do Estado quanto ao protocolo aberto em agosto de 2017 no qual o governo municipal pede a transferência de soldados para o município.

Além de possibilitar um policiamento mais ostensivo, o aumento do efetivo local viabilizaria a implantação do projeto que prevê a instalação de 12 câmeras de vigilância na área central da cidade. Os novos policiais seriam os responsáveis pelo monitoramento das imagens, enquanto o governo municipal custearia todo o projeto, num valor aproximado de R$ 425 mil.

Embora não seja uma solução definitiva, Kohlrausch acredita que a vinda de mais soldados e a parceria com o Estado para a implantação das câmeras de vídeo-monitoramento trariam uma sensação de maior segurança no município, minimizando a probabilidade de acontecimentos como o registrado na madrugada do dia 6 de março, quando ocorreu o ataque à agência do Banco do Brasil. Hoje apenas cinco policiais compõem o pelotão local, os quais ainda intercalam atendimento com cidades vizinhas.

O secretário Cezar Schirmer adiantou que está previsto um trabalho de aproximação e busca de estratégias conjuntas entre as Polícias Militar e Civil para melhorar as ações de segurança tanto no Vale do Taquari como nas demais regiões do Estado. “É preciso que os agentes de segurança visitem os municípios e constatem as realidades de cada local”. Também ressaltou que a ideia é contratar policiais aposentados para fazer o trabalho de monitoramento das imagens das câmeras.

Fotos Rafael Simonis

Kohlrausch (d) cobrou do secretário Cezar Schirmer (c) o aumento do efetivo policial em Santa Clara do Sul

Comitiva de prefeitos do G8 se mobilizou em busca do mesmo objetivo: mais segurança nos pequenos municípios