Município recebe verba para construir parque

O governo federal depositou, nesta semana, metade da verba de R$ 390 mil destinada para a construção do parque multiesportivo no município. O recurso é uma emenda do ex-deputado Eliseu Padilha, hoje ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil. A liberação do valor foi anunciada pelo vereador Edson Mallmann (PTB) na sessão do Legislativo realizada nessa quarta-feira, dia 9.

Segundo o petebista, trata-se de mais uma obra do plano de governo que será feita pela administração municipal. “O colega Mauro (Heinen) foi muito feliz, na semana passada, quando se referiu ao enxugamento dos gastos públicos municipais. O Executivo tem feito seu papel e, por isso, dará a sua contrapartida para esse empreendimento tão importante ao município”.

Mallmann lembrou que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural já efetuou a drenagem na área de 11.005,24 metros quadrados que receberá a estrutura, situada às margens da Rua Alberto Schabbach, centro da cidade. “Agora, a obra terá andamento. A empresa vencedora da licitação é a Conzatti, de Encantado”.

O vereador ressalta a importância do parque à população, que assim terá um espaço adequado de integração, lazer e prática de atividades físicas e esportivas. “Fico muito feliz em poder anunciar esse investimento, pois muitas vezes emendas são prometidas, mas acabam não sendo repassadas ao município”.

Valdir König (PTB) comemorou a notícia do repasse da verba. Conforme ele, isso comprova a necessidade do prefeito e secretários terem uma “mão de ferro” em Brasília, como é o caso do Eliseu Padilha. “Devemos muito a essas pessoas que, mesmo não sendo do município ou da região, fazem tanto pela nossa população. É mais uma promessa de campanha que sai do papel”, enfatizou.

De acordo com o projeto arquitetônico, a estrutura contará com pistas de caminhada e de skate, ciclovia, quadras de basquete e vôlei de areia, campo de futebol sete, arquibancada e playground.

O prefeito Fabiano Immich salienta que além de servir como um ponto de encontro da comunidade, o parque multiesportivo possibilitará a prática de atividades esportivas e de lazer num ambiente seguro. “Queremos oferecer qualidade de vida aos nossos moradores, e o parque é uma prova disso. Crianças, jovens e adultos terão um local de confraternização”.

Como a empresa que fará a obra já está definida, os serviços devem iniciar nos próximos dias. Uma reunião está agendada para segunda-feira, dia 14, quando será assinada a ordem de serviço. O custo total da obra é de R$ 467.682,64, dos quais R$ 390 mil são uma emenda do ex-deputado federal Eliseu Padilha e o restante, uma contrapartida da administração municipal.

Melhorias em áreas de lazer

Os vereadores aprovaram três projetos nessa semana. Um deles autoriza o Executivo a abrir um crédito especial de até R$ 7.045,00 para realizar melhorias na área de lazer do Condomínio Andreza, que receberá um playground, um carrossel com seis lugares e um balanço com dois lugares, bem como na Praça Irmã Crysantha, onde será instalado um playground.

Outra matéria aprovada fixa em R$ 200 o valor mensal do convênio do município com a Casa de Passagem do Vale. Valdir König enalteceu a parceria, tendo em vista a importância da entidade, que abriga mulheres vítimas de agressões que, muitas vezes, não têm onde se socorrer.

Por fim, o Executivo foi autorizado a abrir um crédito suplementar de R$ 384,1 mil para custear despesas de rotina, sobretudo nas áreas de educação e saúde. Parte do valor será usada para pagar a merenda escolar e os estagiários da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo, além da manutenção de profissionais e exames no setor da saúde.