top of page

Município realiza procissão em homenagem à Santa Clara

O Governo de Santa Clara do Sul e a Paróquia São Francisco Xavier convidam a comunidade para a 1ª procissão motorizada em homenagem à Santa Clara de Assis, padroeira do município, que ocorre na próxima quarta-feira, 11 de agosto, feriado municipal.


A saída será às 9h, em frente à Igreja Matriz, após a bênção de pães e terços que serão entregues aos participantes da procissão a partir das 8h30min. O trajeto terá 7 quilômetros, percorrendo as principais ruas do município. A bênção e o início da procissão serão transmitidos ao vivo pelo Facebook e Youtube da Prefeitura de Santa Clara do Sul.


Os pães foram especialmente produzidos para a celebração pela padaria local Cia do Pão, a partir de uma construção conjunta da comissão formada por diversas lideranças comunitárias. A temática da Santa Clara de Assis está sendo trabalhada com os alunos das escolas municipais, que confeccionaram bandeiras alusivas à procissão.


O padre Ênio Orlando Griebeler salienta a importância da história de fé da Santa Clara de Assis, como o milagre da multiplicação dos pães e o contexto religioso como braço do turismo, para estruturar e dinamizar as condições para que os peregrinos sejam bem acolhidos. “Queremos que todos sejam bem atendidos e saiam daqui com muita paz no coração”, afirma.


De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, os eventos religiosos são um dos segmentos dentro do Plano Municipal de Turismo, o qual prevê uma série de políticas públicas e privadas com vistas a desenvolver esse importante setor para o município. “A primeira procissão de Santa Clara de Assis será um marco para a cultura e religiosidade do município”, destaca o prefeito.


Saiba mais


O Dia de Santa Clara de Assis, conhecida como Padroeira da Televisão, é celebrado em 11 de agosto, numa homenagem à vida e ao trabalho da fundadora da Ordem das Clarissas, que nasceu em 16 de julho de 1194 e faleceu no dia 11 de agosto 1253 em Assis, na Itália.


De família rica, Clara era neta e filha de fidalgos que viviam em um palácio e possuíam inúmeras propriedades. No entanto, Clara preferiu à humildade do estilo de vida proposto e testemunhado por São Francisco de Assis, em lugar da riqueza e aristocracia da família.



131 visualizações0 comentário
bottom of page