Município realiza ações de prevenção à Dengue

Uma série de atividades será promovida nos próximos dias para combater o Aedes Aegypti em Santa Clara do Sul. A primeira ação ocorre quarta-feira, dia 30, a partir da 9h, quando a Secretaria da Saúde, a Vigilância Sanitária e as agentes de saúde, com apoio da comunidade, farão um mutirão de limpeza no cemitério situado no centro da cidade. O objetivo é eliminar possíveis focos de mosquito, como vasos, vasilhas e outros pontos em que possa haver água parada.

No mesmo dia, às 13h30min, está programado um pedágio com entrega de material de divulgação para orientar a população sobre como evitar o surgimento de criadouros do inseto que transmite a Dengue. A atividade ocorrerá em frente à Escola Municipal de Turno Integral Professor Sereno Afonso Heisler.

A campanha ainda prevê visitação a todas as escolas do município no dia 1º de dezembro, quinta-feira, momento em que as equipes da Vigilância Sanitária e do programa Estratégia Saúde da Família falarão sobre a importância de todos se unirem entorno do combate à Dengue e para abordar temas relacionados ao vírus HIV, tendo em vista que nessa data é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra a Aids.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Helena Herrmann, a comunidade tem papel fundamental na campanha, tendo em vista que a maior incidência de focos está dentro dos domicílios – em torno de 90%. “A principal dica é não deixar água parada nem acumular lixo, impedindo que esses locais se tornem criadouros do mosquito”.

Inclusive, todas as localidades do interior serão orientadas a se envolver nessa ação para eliminar os focos do Aedes Aegypti que, além da Dengue, é causador da Chikungunya e do Zika Vírus. Hoje existem seis armadilhas e cinco pontos estratégicos espalhados pelo município para monitorar o aparecimento de larvas do mosquito.

Dicas de prevenção

- Não deixe, ao ar livre, lixo ou vasilhas que possam acumular água;

- Mantenha calhas, canos e ralos desentupidos;

- Trate a água de piscinas com cloro. Se não estiver usando, mantenha-as cobertas;

- Mantenha garrafas vazias com o gargalo para baixo;

- Esfregue as paredes internas dos bebedouros de animais domésticos semanalmente;

- Não acumule pneus velhos. Se você guardar, deve furá-los ou mantê-los cobertos;

- Mantenha os pratos dos vasos sem água. Escove bem para remover possíveis ovos do mosquito e encha o prato de areia;

- Coloque areia nos cacos de vidro dos muros;

- Tampe caixas d’água, tonéis, barris e latões.

Foto Rafael Simonis

Secretária da Saúde, Helena Herrmann, cita a importância do envolvimento de toda a comunidade na campanha Voltar