Município promove evento para comemorar Dia do Idoso

“Ocupar a mente com coisas sadias”. É com essa frase que a aposentada Therezinha Crescencia Franz, 79 anos, resume a paixão que tem pela confecção de sapatinhos de bebês. Enquanto muitos idosos mantêm uma vida ociosa e encontram nos remédios a única solução para os seus problemas, a moradora de Nova Santa Cruz ensina como um hobby pode ser salutar na fase da terceira idade.

Therezinha salienta a importância do crochê na sua vida. “É uma terapia para mim. Ajuda a ocupar o meu tempo e estimula a minha memória”, destaca aposentada, que mantém esse passatempo há mais de 40 anos. Hoje, além de lazer, os sapatinhos feitos à base de linha e de lã garantem renda extra para a aposentada. “Porém, gosto mesmo de presentear amigos e familiares”, enfatiza.

O exemplo de dona Therezinha ganha ainda mais relevância nesse período em que é comemorado o Dia do Idoso. A data será lembrada em Santa Clara do Sul na próxima quinta-feira, 1º de outubro, no ginásio municipal de esportes. Haverá transporte por volta das 9h. A abertura oficial do evento será às 10h, seguida de culto ecumênico às 10h15min e apresentações artísticas às 10h40min.

Depois do almoço, a programação da Festa Municipal da Pessoa Idosa terá continuidade às 13h, quando será feita a divulgação do grupo vencedor da gincana dos idosos. Logo após, às 13h30min, haverá apresentação do grupo Querência Amada e, na sequência, polonese e baile. O encerramento está previsto para as 17h.

O evento também contará com a participação da Ervateira Ximango, de uma equipe da Secretaria da Saúde, de expositores da Associação de Artesãos de Santa Clara do Sul (Assarte) e das soberanas do município. Todas as pessoas com mais de 60 anos estão convidadas a prestigiar a festa. Quem não está inserido nos grupos de idosos pode confirmar reserva de almoço pelos fones 3782-1515 ou 3782-1284. O Centro de Referência de Assistência Social e a Secretaria de Assistência Social e Habitação estarão fechados no dia em virtude da festa.

Foto Rafael Simonis

Therezinha confecciona sapatinhos de bebês há mais de 40 anos