top of page

Município promove coleta de embalagens de agrotóxicos



A Secretaria de Infraestrutura, por meio do Departamento de Meio Ambiente e Saneamento Básico, informa que a campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos ocorrerá nos dias 25 e 26 de abril, segunda e terça-feira da próxima semana, em 32 pontos de coleta (conforme roteiros estabelecidos), abrangendo todas as comunidades de Santa Clara do Sul.


O recolhimento será realizado pelas empresas ARLA Cooperativa LTDA e Tritec Equipamentos LTDA, sob a coordenação da Fundação Pró-Rio Taquari, com apoio e acompanhamento do Departamento de Meio Ambiente e Saneamento Básico.


Destaca-se a importância do processo da tríplice lavagem, que deve ser feita nas embalagens imediatamente após o produtor utilizar a última dose do agrotóxico. Deve esvaziar todo o conteúdo no pulverizador, adicionar água ao recipiente, tampar bem, agitar e despejar a água no tanque do pulverizador, repetindo o procedimento durante três vezes, aproveitando ao máximo o produto adquirido.


Após a lavagem, a embalagem deve ser inutilizada, perfurando o fundo e armazenada em local coberto até o momento da coleta. As tampas das embalagens devem ser retiradas e armazenadas separadamente.


Desta forma, todas as embalagens serão recicladas e transformadas em novos produtos, como embalagens de lubrificantes, caixas de luz e bateria, canos e bombonas de plástico, entre outros.


O uso incorreto e o descarte inadequado destas embalagens oferecem graves riscos ao meio ambiente e à saúde, causando contaminações no solo, água e ar. Por isso, a importância da participação de todos os produtores rurais na campanha, pois este é o momento de colaborar e fazer a sua parte, melhorando a qualidade de vida da população e contribuindo para a preservação do meio ambiente, através da destinação final correta das embalagens de agrotóxicos.




37 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page