Município potencializa aprendizagem de alunos com nova plataforma de ensino

Com o objetivo de oportunizar mais uma ferramenta de desenvolvimento aos estudantes, o Executivo passa a oferecer aulas à distância a partir da próxima semana por meio do aplicativo Google Classroom.

Este é um dos recursos que integram o Google for Education, plataforma de ensino adquirida pela administração municipal para potencializar a aprendizagem dos alunos através do uso da tecnologia.

Um dos benefícios da ferramenta é a possibilidade de os estudantes terem aulas durante o período de pandemia por meio de salas virtuais, com as atividades sendo desenvolvidas pelos alunos diretamente das suas casas, sempre com o auxílio dos professores.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Ana Paula Mallmann, a plataforma será muito importante neste momento de Covid-19. “Essa é uma maneira de amenizar os efeitos do coronavírus no calendário escolar e no processo de ensino-aprendizagem”, salienta.

Ana Paula também adianta que o Google for Education será mantido após o período de pandemia e fará parte da rotina escolar de forma definitiva. “Essa é uma nova experiência que estamos agregando à nossa educação e que trará resultados muito positivos à toda população”, observa.

Segundo o prefeito Paulo Kohlrausch, o propósito é disponibilizar aos estudantes todos os recursos necessários para que eles consigam se desenvolver e se tornar cidadãos bem-sucedidos, tanto pessoal como profissionalmente. “O momento atual mostra a importância da adaptabilidade, da resiliência e da inovação. E a tecnologia é uma das ferramentas primordiais neste contexto”, frisa.

Como vai funcionar

Na semana passada, diretores, professores e servidores públicos iniciaram o processo de capacitação visando à utilização da nova plataforma. As aulas virtuais estão programadas para começar na próxima segunda-feira, dia 18. Antes disso, será feito um contato com os pais e estudantes para informar o formato de atuação.

As atividades serão disponibilizadas na plataforma do Google Classroom com conteúdos específicos para cada ano escolar, contemplando alunos desde o pré até o 9º ano. Também serão criadas salas virtuais em que alunos e pais poderão interagir com os professores, oportunizando o debate de assuntos a exemplo do que ocorre de forma presencial.

Os estudantes que não têm acesso à internet podem utilizar o material impresso disponibilizado pela Secretaria da Educação, sendo que também haverá a supervisão e participação dos professores. Mais informações pelo fone 51 3782-2275. As aulas presenciais seguem suspensas por tempo indeterminado.

Objetivo é oportunizar mais uma ferramenta de desenvolvimento aos estudantes