Município oferece aulas de ginástica artística

Equipamentos foram recebidos na semana passada. Investimento chega a R$ 24 mil

As crianças do município passam a contar com mais uma modalidade esportiva por meio do projeto social Fique Esperto. Além de aulas de futebol, futsal, vôlei, karatê, dança, teatro e música, envolvendo em torno de 500 estudantes, agora o Executivo oferece oficina de ginástica artística infantil. As atividades começaram há cerca de um mês e, no momento, atendem 60 alunos de 5 e 6 anos, número que deve ser ampliado para cem crianças até o fim do ano, quando as aulas estiverem em pleno funcionamento.

Na semana passada, a administração municipal recebeu os equipamentos destinados à ginástica artística. Trata-se de um plinto piramidal, um minitrampolim duplo, um minitrampolim, dois colchões de aterrissagem grandes, dez colchões sarnegie, uma trave alta e uma minitrave ou trave baixa. Os aparelhos foram comprados numa parceria com a Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs), que repassou R$ 20 mil. A contrapartida municipal é de R$ 4 mil. O projeto que viabilizou a aquisição desse material foi elaborado pelo Departamento Municipal do Esporte.

Segundo o coordenador municipal de Esporte, Mauro Heinen, a intenção é ampliar o projeto Fique Esperto, oferecendo mais uma modalidade esportiva que visa não apenas formar atletas, mas também cidadãos. Queremos criar uma base consistente, por isso direcionamos essa modalidade aos pequenos.

As aulas são coordenadas pela professora estagiária Marcéli Patussi, que estuda na Univates e possui experiência na ginástica artística, atendendo as exigências estipuladas pela Fundergs. Todos os alunos integrantes dessa oficina ganham medalhas de participação. A inscrição é gratuita e pode ser feita no Centro Administrativo. A supervisão das atividades fica a cargo do coordenador do Projeto de Ginástica Olímpica da Univates, Marcos Minoru Otsuka.

De acordo com o prefeito Fabiano Immich, a maior obra do município é investir no ser humano. A oficina de ginástica artística será oferecida numa sala localizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Sereno Afonso Heisler. Fará parte do projeto de turno integral a ser implantado no colégio a partir da próxima quarta-feira, 15 de outubro, quando ocorrerá o início das aulas na nova estrutura. Cada vez mais queremos criar atividades sadias às crianças e adolescentes para incentivá-los a tomarem o rumo certo da vida. Santa Clara do Sul investe mais de 30% do orçamento em educação.

Fotos Rafael Simonis

Aparelhos foram testados na semana passada, no Salão Paroquial. Ideia é atender em torno de cem crianças até o fim do ano

Prefeito Fabiano Immich ressaltou que a maior obra do município é investir no ser humano