Município lidera crescimento do PIB na região

O IBGE divulgou na semana passada o levantamento sobre o Produto Interno Bruto (PIB) no Vale do Taquari. Dos 36 municípios que compõem a região, Santa Clara do Sul foi o que registrou maior crescimento entre 2010 e 2015, passando de R$ 90,4 milhões para R$ 218,2 milhões, o que representa um aumento de 141,26%. Logo atrás aparecem as cidades de Poço das Antas, com 134,3% e Roca Sales, com 106,7%.

Santa Clara do Sul também se destaca no PIB per capita, tendo um crescimento superior a 122%, saltando de R$ 15,9 mil em 2010 para R$ 35,3 mil em 2015. Esse aumento é o segundo maior do Vale do Taquari.

De acordo com a secretária de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Mallmann, o aumento se deve, em especial, à instalação da Calçados Beira Rio no município em 2011, dentro do projeto de fortalecimento da economia idealizado pelo governo municipal. Hoje a empresa tem 973 funcionários e produz cerca de 36 mil pares por dia. Soma-se a isso outros fatores de receita importantes, como a produção de suínos e a vinda de empreendimentos como a Mafra (distribuidora de louças), o Supermercado STR, entre outros.

Ana Paula salienta que esse crescimento do PIB é importante porque refletiu diretamente na qualidade de vida da população. Segundo ela, os funcionários das empresas compram na cidade e contribuem para o desenvolvimento do comércio e, consequentemente, para o fortalecimento da economia do município, viabilizando mais investimentos em saúde, educação, infraestrutura e segurança da comunidade.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, apesar dos resultados satisfatórios, a administração municipal terá um enfoque especial a partir de 2018 visando atrair mais investidores a Santa Clara do Sul, diversificando os serviços e produtos oferecidos no município e ampliando as fontes de receita local. “Nesse sentido estamos desenvolvendo dois programas singulares na região – Santa Clara Tem Valor e Agroecologia – que, entre outros objetivos, visam fortalecer a economia do município”, frisa.