Município lança Feira das Flores e da Agroecologia

Com destaque à inovação, sustentabilidade e alimentação saudável, nessa terça-feira à noite, 6 de agosto, ocorreu o lançamento oficial da Santa Flor 2019. A solenidade foi realizada no Salão Paroquial e contou com a presença de autoridades, expositores e imprensa.

A primeira atração da noite foi a apresentação dos vestidos oficiais das soberanas do município – rainha Eduarda Uebel e princesas Estéfani Bald Walter e Jenifer Ruschel – que foram confeccionados a partir de uma inspiração nas flores e jardins de Santa Clara do Sul e na expansão da agroecologia, que hoje faz parte do desenvolvimento econômico da cidade.

Presidente da Santa Flor 2019, Patrícia Herrmann apresentou a programação do evento. Entre os destaques deste ano estão o show nacional com a Família Lima, gastronomia orgânica, salão da sustentabilidade, pub com cervejas artesanais e orgânicas, além de entretenimento para toda família. “A feira também proporcionará muitas oportunidades de negócios, sobretudo no setor da agroecologia”, mencionou.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Clara do Sul (Acisc), Cassiano Horst, ressaltou que a feira consolidará a coragem e a criatividade mútua entre a gestão pública e a comunidade. “Será um evento para celebrar os resultados dos programas Santa Clara Tem Valor e Santa Clara Mais Saudável e desta forma colher os frutos, que desta vez serão orgânicos e mais valorizados”, salientou.

Presidente da Câmara de Vereadores, Helena Herrmann mencionou que o Legislativo santa-clarense é parceiro e se coloca ao lado da administração municipal para auxiliar no desenvolvimento de Santa Clara do Sul. Ainda parabenizou e enalteceu o trabalho de todos os envolvidos na organização do evento.

O prefeito Paulo Kohlrausch adiantou que a quarta edição da Santa Flor terá três objetivos principais. O primeiro deles voltado à divulgação das potencialidades locais e à realização de negócios. O segundo propósito é atrair investimentos nos setores definidos como prioritários para o município, que são a gastronomia, o turismo e as agroindústrias focadas no beneficiamento de produtos orgânicos. “E o terceiro foco é posicionar Santa Clara do Sul como referência em agroecologia e fortalecer a nossa consciência em busca da sustentabilidade”, frisou.

Segundo o prefeito, a feira deste ano tem como diferencial a realização de seminários, oficinas e palestras para debater a produção orgânica e a sustentabilidade. “Esses temas estão alinhados com os programas municipais Santa Clara Mais Saudável e Santa Clara Tem Valor, que possuem na sua essência a inovação, a qual tem sido o eixo do governo municipal”, enfatizou, fazendo uma menção especial aos produtores de flores e de alimentos orgânicos do município, que são o motivo principal da realização da Santa Flor.

Outra inovação em relação às edições anteriores é a constituição de uma curadoria externa formada pela presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cíntia Agostini; pela gerente regional do Sebrae Lajeado, Liane Klein e pela gerente do Escritório de Relações com o Mercado da Univates e mestre em Sistemas Ambientais Sustentáveis, Cristiani Reimers. A curadoria tem como propósito colaborar na realização do evento e torná-lo relevante para toda região.

Logo após a solenidade de lançamento, foram servidas bebidas orgânicas e um coquetel de massas ao som de Dalvan Sax House. A Santa Flor 2019 ocorrerá de 19 a 22 de setembro no ginásio municipal e no campo do Santa Clara FC. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.santaflor.tur.br.

O evento tem o patrocínio da Prefeitura de Santa Clara do Sul, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sicredi, Baldo SA, Banrisul Seja Vero, Lojas Benoit, Certel, STR Lajeado, Salva Craft Beer e Roalnet, além do apoio da Embrapa Clima Temperado de Pelotas e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.


Programação


SALÃO DA SUSTENTABILIDADE

19/09 – QUINTA-FEIRA:

- 13h30: Recepção dos Prefeitos

- 14h: Reunião da Amvat / Secretários de Educação / Secretários de Agricultura

- 14h45: Apresentação Badesul

- 15h: Abertura do Seminário de Agroecologia

- 15h30: Secretaria de Agricultura do Estado

- 16h: Apresentação Embrapa Clima Temperado Pelotas

- 16h30: Representante do MAPA – Secretaria Nacional da Agricultura Familiar

- 18h: Abertura Oficial da 4ª Santa Flor

20/09 – SEXTA-FEIRA

- 9h: Sustentabilidade e Agroecologia: uma oportunidade de mercado – Prof. Marlon Dalmoro (Univates)

- 10h: Gestão das Propriedades e Plano de Negócios – Sebrae

- 11h: Pesquisa em Agroecologia – Embrapa Clima Temperado

- 14h: Cadeias Curtas de Comercialização e APL Frutas, Hortaliças, Mel e Condimentos no Território Sul do RS – Embrapa Clima Temperado

- 15h: Produção Animal Orgânica / Avicultura

- 16h às 17h30: TALK SHOW / Mediação: Cíntia Agostini (Codevat) / Convidados: representante do MAPA - Política Nacional de Produção Orgânica; prefeito de Santa Clara do Sul - Programa Santa Clara Mais Saudável e Pedro Ernesto Denardin - Case Denardin Orgânicos.


OFICINAS

20/09 – SEXTA-FEIRA

- 14h às 16h: TERRITÓRIO DA CRIANÇA - Atividades voltadas ao público Infantil – UNIVATES, EMATER

21/09 – SÁBADO

10h às 11h30 - ESPAÇO ORGÂNICO

Orientações sobre agroecologia – EMATER


PROGRAMAÇÃO CULTURAL

19/09 – QUINTA-FEIRA

- 18h: Cerimônia Oficial de Abertura

- 20h: Show da Família Lima

- 22h: Bico Fino Brothers Band

20/09 – SEXTA-FEIRA

- 14h: Orquestra Municipal de Santa Clara do Sul

- 16h: Talk Show

- 18h: Banda Lida Bruta

- 21h: Pedro Ernesto Denardin e Banda

- 22h30: Animação com DJ

21/09 – SÁBADO

- 9h: Reunião da AVAT

- 10h: Evento com escolas do município

- 16h: Banda Os Hermanos

- 18h: Orquestra de Teutônia

- 21h: Leandro Mallmann e Banda

22/09 DOMINGO

- 14h: O Viajante Encantado – Trupe Circense Wabbajack

- 15h: Cantando a Gente se Entende

- 17h: BARBARELLA


0 visualização

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon