Município lança a Escola da Inteligência

“Precisamos ser educadores além da média se quisermos formar seres humanos inteligentes e felizes, capazes de sobreviver nessa sociedade estressante”. A frase do escritor e psiquiatra Augusto Cury resume o programa Escola da Inteligência, lançado na quarta-feira à noite, dia 18, no Clube Centro de Reservistas, durante o 2º Encontro Literário de Santa Clara do Sul.

Com o objetivo de auxiliar na construção de uma sociedade mais saudável e feliz, o governo municipal inseriu a educação emocional no currículo escolar a partir desse ano. O propósito é incentivar as crianças a lidarem com as emoções, respeitarem os outros e pensarem antes de agir. Os resultados conduzem ao aumento do aprendizado escolar e à melhora das relações entre estudantes, educadores e familiares, proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar psíquico para toda a comunidade.

Nessa quarta-feira ocorreu a explanação sobre todas as etapas do projeto e os benefícios que proporcionará aos envolvidos. Também teve a palestra “Sete hábitos dos pais brilhantes”, ministrada pela escritora Semadar Marques, na qual debateu-se a importância dos pais efetivamente se envolverem na educação dos filhos a partir de hábitos essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional das crianças.

Idealizada pelo escritor e psiquiatra Augusto Cury, a partir de sua tese de doutorado sobre a Teoria da Inteligência Multifocal, a metodologia tem abordagens diferentes para cada faixa etária, sendo baseada em material didático multidisciplinar, com kit específico de material gráfico para alunos, pais e professores. Livros, áudios e vídeos utilizam personagens infantis para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, estimulando a inteligência, o gerenciamento de pensamentos e a educação das emoções.

Conforme o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, o programa beneficia todos os envolvidos – professores, alunos e familiares – com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. “Se desejamos formar uma geração mais saudável e preparada para as necessidades e adversidades desse mundo, não basta a escola ter sua atenção voltada para a transmissão do conteúdo acadêmico, é preciso ir além”, observa o secretário.

O prefeito Paulo Cezar Kohlrausch destaca que a iniciativa vem ao encontro da missão de governo, que é servir de suporte para o desenvolvimento das pessoas que vivem no município. “Mais do que conteúdo convencional, acreditamos que o diferencial é possibilitar que nossas crianças e adolescentes se tornem cidadãos de bom caráter e com autonomia para trilharem o caminho do sucesso”. A metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos.

Sete hábitos dos pais brilhantes

1º Bons pais dão presentes, pais brilhantes dão seu próprio ser.

2º Bons pais nutrem o corpo, pais brilhantes nutrem a personalidade.

3º Bons pais corrigem erros, pais brilhantes ensinam a pensar.

4º Bons pais preparam os filhos para os aplausos, pais brilhantes reparam os filhos para os fracassos.

5º Bons pais conversam, pais brilhantes dialogam como amigos.

6º Bons pais dão informações, pais brilhantes contam histórias.

7º Bons pais dão oportunidades, pais brilhantes nunca desistem.

Encontro Literário

Além do lançamento do programa Escola da Inteligência, a segunda edição do Encontro Literário teve várias atrações culturais e musicais. O evento começou com visitação à Livraria Armazém. Logo após ocorreu a apresentação da banda Identidade Jovem e a abertura oficial com lançamento do concurso de poesias. Ainda de manhã, o destaque ficou por conta da palestra-show de Giovani Mattiello aos estudantes do Ensino Médio e das Séries Finais.

No período da tarde, a atração principal foi o teatro Papelito, com sessões para as séries iniciais do interior e do centro. Já à noite, além da visitação à livraria, teve a palestra de lançamento do projeto Escola da Inteligência, lançamento do concurso de poesia para a comunidade e apresentação da Orquestra Municipal.

O evento foi promovido pela administração municipal de Santa Clara do Sul, com apoio do Sesc de Venâncio Aires.

Fotos Rafael Simonis

Prefeito destacou a importância de formar pessoas de bem, preparadas para encarar os desafios da vida

Palestrante Semadar Marques apresentou os “Sete hábitos dos pais brilhantes”

Pais receberam material didático com conteúdo voltado à educação emocional