Município lança 13ª edição da Feira do Livro

Evento ocorre nesta quarta-feira, no Salão Paroquial, junto com o Dia do Desafio

O dia 28 de maio, que lembra o combate vitorioso dos colonos santa-clarenses sobre os maragatos dentro da Revolução Farroupilha, será marcado pelo lançamento da 13ª Feira do Livro e 6ª Mostra Pedagógica. O evento ocorre às 19h30min, no Salão Paroquial, junto com as atividades referentes ao Dia do Desafio. Haverá a apresentação do grupo musical Vozes do Sul e da peça teatral “Papelito: em Busca da Boa Leitura”.

Com o tema “Leitura: a Bola da Vez”, a feira do livro deste ano ocorrerá de 9 a 11 de julho, no Clube Centro de Reservistas. Em torno de 15 mil obras serão expostas pela Livraria Armazém, de Estrela. Entre as novidades deste ano está uma biblioteca itinerante instalada dentro de um ônibus que circulará pela cidade para vender livros.

Outra atração será o lançamento do jornal das escolas, dentro do programa Santa Clara Mais Leitor. Trata-se de uma publicação semestral na qual os colégios poderão divulgar as ações desenvolvidas com os alunos. A intenção é oportunizar às crianças e adolescentes trabalhos que desenvolvam suas habilidades na escrita, além de estimular a autoestima, a criatividade e a concentração.

Mostra pedagógica

Em paralelo à feira haverá a mostra pedagógica que envolverá os cinco municípios do G8 – Santa Clara do Sul, Marques de Souza, Progresso, Canudos do Vale e Cruzeiro do Sul – que participam do programa de formação de professores realizado na Faculdade La Salle, em Estrela. Na oportunidade, cada cidade mostrará o conteúdo desenvolvido com os estudantes a partir da capacitação que tratou da relação entre família e escola.

O secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gilmar Hermes, ressalta que a feira busca envolver toda a comunidade em torno da leitura. “Trata-se de uma ferramenta importante para o desenvolvimento pessoal e profissional do cidadão”. Segundo ele, o hábito de ler transforma a vida das pessoas, que ficam mais críticas e informadas sobre o mundo que as rodeia.

Foto Rafael Simonis/Arquivo

A exemplo do ano passado, quando em torno de quatro mil pessoas acompanharam a programação, evento tenta repetir sucesso de público