Município investe na capacitação dos professores

Oferecer momentos de capacitação aos professores para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Este tem sido um dos enfoques da Secretaria Municipal de Educação nesses primeiros meses de gestão, levando em conta a missão de governo que é servir de suporte para o desenvolvimento das pessoas que moram no município.


De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, além de atualizarem os seus conceitos enquanto professores, os profissionais ficam mais preparados para potencializar o aprendizado das crianças e adolescentes. Ele acredita que a escola passa por um momento de ressignificação, o que exige dos educadores o uso de estratégias que estimulem os estudantes a terem prazer em ir à aula.


Um dos eventos de capacitação proporcionados aos professores foi o Fórum Internacional de Educação do Vale do Taquari, que ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de julho no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela. Entre os objetivos esteve a qualificação dos profissionais da área no momento em que o setor passa por mudanças estruturais em virtude dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Educação e da nova Base Nacional Curricular.


Os temas abordados durante o evento foram a necessidade da inclusão, a criança como sujeito do processo de construção do conhecimento, a importância da articulação entre a Educação Infantil e as Séries Iniciais, o uso das tecnologias e metodologias ativas de aprendizagem, as relações entre a infância e o meio ambiente, técnicas de controle de atenção para a sala de aula e a nova Base Curricular Nacional.


Educadora na Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo, Letícia Scherner salienta que a essência do trabalho do professor é na infância. Segundo ela, o fórum evidenciou que o tempo destinado a compartilhar saberes requer seriedade e respeito por todos os profissionais da educação.


Letícia ressalta a necessidade de uma formação continuada, seja por meio de leituras, estudos ou palestras, para sanar dificuldades e agregar conhecimento. “Como diz Manoel de Barros, a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças e barômetros. A importância de uma coisa há de ser medida pelo encantamento que ela produz em nós.”


A diretora da Escola Municipal Professor Sereno Afonso Heisler, Jordana Giongo Heisler, menciona que os momentos de qualificação fazem os educadores repensarem a prática docente, o preparo profissional e a condução do processo de ensino-aprendizagem. “A participação no fórum proporcionou uma reflexão e trocas de experiências”. Acredita que tais eventos possibilitam aos docentes estarem mais capacitados e atenderem as exigências impostas pela sociedade”.


Foto Divulgação



Professores participam de um processo de formação continuada, como ocorreu no Fórum Internacional de Educação realizado em Estrela

4 visualizações

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon