Município investe em educação emocional

O governo municipal de Santa Clara do Sul aposta na educação emocional das crianças para construir uma sociedade mais saudável e feliz. Para tanto, inseriu a matéria no currículo escolar da rede municipal de ensino a partir deste ano. Denominado de Escola da Inteligência, o projeto estimula as crianças a lidarem com as emoções, respeitarem os outros e pensarem antes de agir. Os resultados conduzem ao aumento do aprendizado escolar e à melhora das relações entre estudantes, educadores e familiares, proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar psíquico para toda a comunidade.

A iniciativa será lançada oficialmente durante o 2º Encontro Literário que ocorre nesta quarta-feira, dia 18, no Clube Centro de Reservistas. Na oportunidade ocorrerá uma explanação sobre todas as etapas do projeto e os benefícios que proporcionará aos envolvidos. Também haverá a palestra “Sete hábitos dos pais brilhantes”. O início está marcado para as 19h.

Idealizada pelo escritor e psiquiatra Augusto Cury, a partir de sua tese de doutorado sobre a Teoria da Inteligência Multifocal, a metodologia tem abordagens diferentes para cada faixa etária, sendo baseada em material didático multidisciplinar, com kit específico de material gráfico para alunos, pais e professores. Livros, áudios e vídeos utilizam personagens infantis para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, estimulando a inteligência, o gerenciamento de pensamentos e a educação das emoções.

Conforme o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, o programa beneficia todos os envolvidos – professores, alunos e familiares – com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. “Se desejamos formar uma geração mais saudável e preparada para as necessidades e adversidades desse mundo, não basta a escola ter sua atenção voltada para a transmissão do conteúdo acadêmico, é preciso ir além”, observa o secretário.

O prefeito Paulo Cezar Kohlrausch destaca que a iniciativa vem ao encontro da missão de governo, que é servir de suporte para o desenvolvimento das pessoas que vivem no município. “Mais do que conteúdo convencional, acreditamos que o diferencial é possibilitar que nossas crianças e adolescentes se tornem cidadãos de bom caráter e com autonomia para trilharem o caminho do sucesso pessoal e profissional”. A metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos.

Encontro Literário

Além do lançamento do programa Escola da Inteligência, a segunda edição do Encontro Literário prevê várias atrações culturais e musicais nesta quarta-feira, dia 18. O evento se inicia às 8h, com visitação à Livraria Armazém. Logo após haverá apresentação da banda Identidade Jovem e abertura oficial com lançamento do concurso de poesias. Ainda de manhã, às 9h20min, ocorrerá a palestra-show de Giovani Mattiello aos estudantes do Ensino Médio e das Séries Finais.

No período da tarde, o destaque fica por conta do teatro Papelito, com sessões para as séries iniciais do interior às 13h30min e para as séries iniciais do centro às 15h20min. Já à noite, além da visitação à livraria, haverá a palestra de lançamento do projeto Escola da Inteligência às 19h, lançamento do concurso de poesia para a comunidade e apresentação da Orquestra Municipal.

O evento é promovido pela administração municipal de Santa Clara do Sul, com apoio do Sesc de Venâncio Aires. Toda a programação é aberta ao público e a entrada, gratuita.

Fotos Rafael Simonis

Após a entrega do material didático da Escola da Inteligência aos estudantes (foto), agora será feita a apresentação aos pais dos alunos

Iniciativa vem ao encontro da missão de governo, que é servir de suporte para o desenvolvimento da comunidade santa-clarense

Sala de Negócios