Município inova e cria a Secretaria de Sustentabilidade

Inovar e modernizar a gestão pública para gerar resultados ainda melhores à população. É com este propósito que o Governo de Santa Clara do Sul está criando a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, alinhada às necessidades atuais de cuidado com o ecossistema para proporcionar um futuro promissor às próximas gerações.


O anúncio oficial implementando a nova estrutura ocorreu nesta sexta-feira, dia 29, pelo prefeito Paulo Kohlrausch em reunião realizada com a equipe de governo. A Secretaria de Sustentabilidade será comandada por Edson José Mallmann, que estava à frente da pasta da Educação, Cultura, Desporto e Juventude. No lugar de Mallmann, assume a professora Ana Paula Dessoy.


A Secretaria Municipal de Sustentabilidade será responsável pelos setores de meio ambiente, agricultura e energia renovável. Entre as atividades, a pasta englobará o programa Santa Clara Mais Saudável, voltado à produção orgânica diversificada, e todas as ações direcionadas ao fortalecimento do setor primário. Também coordenará os projetos na área ambiental, como o plano de saneamento básico.


Outras ações se referem à produção de energia renovável e que fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Entre os projetos estão o estímulo à produção de biogás e a criação de políticas públicas voltadas à energia solar, sendo que um dos objetivos é possibilitar que no futuro os prédios públicos sejam abastecidos com este sistema de energia.


De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, é fundamental que os gestores públicos tenham preocupação com o desenvolvimento sustentável dos municípios. “O nosso objetivo principal enquanto prefeitos é levar qualidade de vida e bem-estar às nossas comunidades, no presente e no futuro. E isso depende diretamente da manutenção de recursos necessários para a uma sobrevivência saudável das pessoas”, enaltece.


Para o secretário Edson Mallmann, assumir a Secretaria de Sustentabilidade é uma oportunidade importante de poder contribuir com a preservação do meio em que vivemos e com o desenvolvimento sustentável do município. “Me sinto feliz e honrado com mais esse desafio. Sei da relevância e do significado dessa área para o presente e o futuro de Santa Clara do Sul”, frisa.


Além das pastas de Sustentabilidade e Educação, Santa Clara do Sul possui três outras secretarias: Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico; Saúde e Assistência Social; Infraestrutura.


Educação mais fortalecida


Outra mudança é na atual Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, que passará a ser responsável exclusivamente pela Educação, sendo as demais pastas distribuídas em departamentos. O intuito, segundo o prefeito, é dar foco total na Educação, pela importância que essa área tem no desenvolvimento pessoal e profissional da comunidade. “O conhecimento é a principal ferramenta que temos a oferecer às pessoas, pois possibilita mais oportunidades nesse mundo acelerado e competitivo em que vivemos”, ressalta.


Kohlrausch salienta que o Governo de Santa Clara do Sul investirá cada vez mais forte em tecnologia, metodologia de ensino e na capacitação dos profissionais que atuam no setor para proporcionar um modelo moderno e assertivo de educação que beneficie crianças, jovens e adultos. “A escolarização, a capacitação profissional e a educação socioemocional são imprescindíveis para gerar resultados cada vez melhores à nossa população”, argumenta.


Ana Paula Dessoy assume a Secretaria da Educação no lugar de Edson Mallmann, que passa a comandar a Secretaria de Sustentabilidade

321 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo