Município inicia vacinação em idosos acamados e com mais de 85 anos

Santa Clara do Sul recebeu nesta terça-feira, 9, mais 130 doses da vacina Coronavac que serão destinadas à imunização de idosos acamados e com idade acima de 85 anos. A vacinação iniciará nesta quarta-feira, 10 e será realizada a domicílio. Para tanto, a Secretaria Municipal da Saúde orienta os idosos dos grupos prioritários para que organizem as carteirinhas de vacinação e aguardem pelo atendimento em casa. Caso o paciente apresente sintomas sugestivos de síndrome gripal ou confirmação de diagnóstico para Covid-19, a vacinação não poderá ser realizada.

O novo lote soma-se às 169 vacinas já aplicadas no município, imunizando 113 profissionais da saúde e 56 idosos residentes em instituições geriátricas, seguindo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. As primeiras vacinas contra o coronavírus começaram a ser aplicadas na segunda quinzena de janeiro em todo o país.

Santa Clara do Sul tem cerca de 1.500 idosos e 120 profissionais da saúde. A expectativa, conforme o secretário de Saúde, Valmeri Schmitt, é por novas remessas de doses, via Ministério da Saúde, para estender a vacinação aos grupos de risco. “Precisamos reforçar os cuidados com a prevenção, enquanto imunizamos nossos grupos mais vulneráveis”, orienta.

Primeiros idosos de lares geriátricos foram vacinados na segunda quinzena de janeiro.

Texto e foto: Maica Viviane Gebing/Arquivo/Assessoria de Comunicação

Sala de Negócios