Município inicia vacinação contra a Covid-19

Atualizado: 21 de jan de 2021

Santa Clara do Sul recebeu as primeiras 100 doses da vacina Coronavac na tarde dessa terça-feira, 19, após orientações da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde. As vacinas serão aplicadas em idosos residentes no Lar Geriátrico Santa Clara e no Lar das Irmãs Divina Providência, assim como em profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A expectativa, conforme o secretário de Saúde, Valmeri Schmitt, é por uma nova remessa de doses, via Ministério da Saúde, para estender a vacinação aos grupos de risco. “Enquanto não recebemos mais doses, precisamos reforçar os cuidados com a prevenção, na esperança de que em breve teremos nossos grupos mais vulneráveis imunizados. É um primeiro passo para o retorno gradativo à normalidade”, afirma o secretário.

As primeiras vacinas começaram a ser aplicadas no país no último domingo, 17, na cidade de São Paulo. Chegaram ao Rio Grande do Sul na noite de segunda-feira, 18 e posteriormente foram distribuídas aos municípios, que iniciaram a vacinação. Neste primeiro momento, o Vale do Taquari recebeu 4.240 doses que foram distribuídas pela 16ª Coordenadoria Regional da Saúde aos 37 municípios da região.

Enfermeira Eunice Maria Braun, responsável pela coleta dos exames Covid-19 no Município, foi a primeira pessoa vacinada em Santa Clara do Sul, na manhã desta quarta-feira (créditos Rafael Simonis);

Dona Lígia Schabbach, 76 anos, foi a primeira idosa do Lar Geriátrico Santa Clara a ser imunizada (créditos Maica Viviane Gebing).