Município inaugura duas obras neste domingo

Alessandra Luiza Becker, 39 anos, comemora uma nova fase em sua vida. Dez anos após fixar moradia na esquina da Rua José Francisco Allgayer com a Geraldo Afonso Weber, os problemas com poeira e barro, em função do intenso fluxo de veículos, acabaram. Nessa terça-feira, inclusive, dedicou tempo a uma atividade que alguns dias atrás dificilmente fazia devido à sujeira que se acumulava ao redor da residência: brincar com a filha Lara Catiane, 2 anos, no pátio de casa.

A família de Alessandra é uma das beneficiadas com as pavimentações asfálticas realizadas pela administração municipal e que serão inauguradas neste domingo, às 11h, em evento festivo que ocorre no Clube Esportivo Santa Clara. “Nossa vida melhorou 100%”, ressalta a moradora, que agora aproveita para pintar a parte externa da residência. Além de apresentar a obra para a comunidade, a festa visa ajudar o clube a angariar recursos para o pagamento das primeiras parcelas do asfaltamento.

Entre as atrações previstas para o evento estão jogos de futebol pela manhã, almoço, sorteio de prêmios e reunião dançante à tarde com animação do Musical Art’ Show. Toda a população está convidada a participar da festa. Não haverá rodada do Campeonato Municipal de Futebol Amador neste fim de semana.

Joseani de Leon, 29 anos, também sente os benefícios da obra. Moradora da Rua José Francisco Allgayer desde 2009, ela é presença confirmada no evento deste domingo. “Eu trabalho como costureira em casa e tinha que ensacar as roupas brancas para que não sujassem com a poeira”, menciona. Joseani destaca, ainda, a construção da calçada, que possibilita um local mais seguro aos pedestres e às crianças que utilizam o espaço para andar de bicicleta e realizar outras atividades.

As pavimentações asfálticas das ruas José Francisco Allgayer, num trajeto de 460 metros entre a rótula da ERS-413 e a ponte sobre o Arroio Saraquá, e da Geraldo Afonso Weber, num trecho de quase 100 metros, custaram R$ 823.163,73, dos quais R$ 493 mil foram pagos pelo Executivo. “Nosso objetivo é levar infraestrutura e qualidade de vida tanto para a zona urbana como para o interior”, enfatiza o prefeito Fabiano Immich. Em 2014, outras duas vias foram asfaltadas: a Loni Maria Weber e a Alberto Schabbach, totalizando investimento de R$ 1,6 milhão em pavimentações em pouco mais de dois anos de governo.

Reforma das salas do antigo hospital

As nove salas localizadas no primeiro piso do antigo Hospital Comunitário Santa Clara, reformadas pela administração municipal, também serão inauguradas neste domingo. A solenidade ocorre às 10h. Entre as melhorias feitas na estrutura estão pintura, troca de azulejos, colocação de piso, arremates em argamassas nos cantos das paredes e reparo do piso da cozinha. O investimento total é de R$ 11.712,35.

O local está desocupado há mais de dois anos e será reutilizado pelo Executivo, proprietário do imóvel. O prédio sediará o Conselho Tutelar, o Posto de Identificação (carteiras de identidade) e a Junta de Serviço Militar, além de oficinas do Centro de Referência de Assistência Social e a Associação de Artesãos de Santa Clara do Sul (Assarte).

Fotos Rafael Simonis

Investimento na pavimentação das ruas José Francisco Allgayer (foto) e Geraldo Afonso Weber ultrapassa R$ 823 mil

Alessandra e a filha Lara estão entre os moradores beneficiados com o asfaltamento

Salas localizadas no primeiro piso do antigo hospital, reformadas pelo Executivo, também serão inauguradas