top of page

Município faz pesquisa para elaborar Plano de Mobilidade

O Governo de Santa Clara do Sul está elaborando o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) do município. Mobilidade Urbana é a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e de cargas, que podem ser realizados de modo individual (contemplando pedestres, ciclistas e motoristas de motocicletas e/ou carros) ou coletiva (como ônibus e vans). É um conceito essencial para o planejamento territorial, pois influencia diretamente na qualidade de vida dos cidadãos dentro do município, possibilitando significativas melhorias na mobilidade e na acessibilidade geral.


O PlanMob constitui-se num instrumento político-administrativo que busca a implementação de programas, metas e ações voltados à superação dos problemas de mobilidade urbana do município, sempre tendo em vista que o caminho a ser buscado é o da Mobilidade Urbana Sustentável. É um requisito previsto na Lei Federal n° 12.587/2012, que institui as Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.


Para os estudos desse importante plano é fundamental a colaboração da população. Para tanto, inicialmente foi elaborado um questionário para diagnosticar os pontos mais importantes relacionados aos deslocamentos cotidianos da população no município e as impressões gerais relacionadas à temática. Em síntese, o questionário tem o objetivo de compreender como e onde se dão os deslocamentos cotidianos, garantindo, assim, elaborar alternativas para a mobilidade.


É fundamental que a população acesse, responda e colabore com a divulgação do questionário. Trata-se de um processo essencial para a melhoria da mobilidade urbana de Santa Clara do Sul. O formulário estará disponível até o dia 20 de abril e pode ser acessado por meio do link: https://forms.gle/akbZ3eqXD5wAR5w29



Questionário tem o objetivo de compreender cenário atual e possibilitar alternativas à mobilidade

25 visualizações0 comentário
bottom of page