Município coleta embalagens de agrotóxicos

As secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura organizam mais uma edição da campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos. Neste ano, a coleta será feita nos dias 27 e 28 de abril, pelas empresas Associação Rural de Lajeado (Arla) e Tritec Equipamentos, em 31 pontos espalhados por todas as comunidades do município (veja box). A atividade é coordenada pela Fundação Pró-Rio Taquari, com apoio e acompanhamento da administração municipal.


Os agricultores devem estar presentes nos pontos e horários estabelecidos nos roteiros para entregar seus recipientes. É impreterível a realização da tríplice lavagem nas embalagens rígidas imediatamente após o produtor utilizar a última dose do agrotóxico.


Para tanto, deve esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no pulverizador, adicionar um quarto de água ao recipiente, tampar bem, agitar por 30 segundos e despejar a água no tanque do pulverizador, repetindo o procedimento durante três vezes.


As secretarias também alertam para a importância das embalagens serem inutilizadas, a partir da perfuração do fundo, e armazenadas em local apropriado até o momento da coleta.


As tampas dos recipientes podem ser retiradas e armazenadas separadamente. Dessa forma, todas as embalagens serão recicladas e transformadas em novos produtos, como embalagens de lubrificantes, caixas de luz e bateria, canos e bombonas de plástico.


Segundo a bióloga Dalila Welter, é essencial que todos os produtores rurais participem.


“Esse é o momento em que devem fazer a sua parte e colaborar com a preservação do meio ambiente por meio da destinação correta das embalagens”. Os usuários de agrotóxicos, assim como os fabricantes, distribuidores e comerciantes, são responsáveis pela destinação final dos recipientes, conforme legislação vigente. “O uso incorreto e o descarte inadequado dessas embalagens oferecem graves riscos tanto à natureza quanto à saúde humana, causando contaminações em recursos vitais como solo, água e ar”.


Na edição passada da campanha, realizada em abril de 2014, 4.501 recipientes foram coletados, um redução de 23% em relação a 2013, quando 5.855 embalagens receberam destino correto. Na oportunidade, constatou-se a falta de limpeza do material por parte dos produtores rurais. Apesar do trabalho intenso de conscientização quanto à necessidade da tríplice lavagem, 633 recipientes haviam sido levados aos pontos de coleta ainda contaminados.


Pontos de coleta


Dia 27/04 – segunda-feira


- Nova Santa Cruz: Pedro Gabriel, 8h; Rogério Franz, 8h30min; Sociedade São José, 9h; Sociedade Cruzeiro, 9h30min; Claudir Both, 10h.


- Chapadão: Sociedade Sercha, 10h30min.


- Picada Stump: Flávio Mallmann, 11h.


- Alto Arroio Alegre: Lauro Arnaldo Scheibler, 13h30min; Salão Comunitário de Alto Arroio Alegre, 14h; Cancha de Bocha Darci Locatelli, 7 de Setembro, 14h30min.


- Linha Serrana: Salão Comunitário de Linha Serrana, 15h.


- Sampainho: Erno Erico Kronbauer, 15h30min; Ilson João Schmidt, 16h; Igreja Católica de Sampainho, 16h30min; Sociedade SER Sampainho, 17h.



Dia 28/04 – terça-feira


- Sampaio: Cancha de Bocha Dário Sthall, 8h; Ingo König, 8h30min; Paulo Maehler, 8h45min; Ilson Sell, 9h; Pavilhão APSAT, 9h15min.


- Sampainho: Aloisio Marcelos Heisler, 9h45min.


- Picada Santa Clara: Sociedade XV de Novembro, 10h; Edolar Luft, 10h30min.


- Picada Passo Fundo: Alcido Kaulfuss, 11h.


- Rua das Flores: Julião Jung, 13h30min.


- São Bento: Marino Johann, 14h; Pavilhão RST 413, 14h30min.


- Sede: Egídio Siebeneichler, 15h; Sinésio Wickert, 15h30min; Renato Beuren, 16h; Parque de Máquinas da Prefeitura, 16h30min.



Foto Rafael Simonis



Todos os produtores rurais devem participar da campanha, que visa o descarte adequado dos recipientes

8 visualizações

Secretaria de Saúde

Assistência Social:

Conselho Tutelar

Fiscalização (Sanitário)

Departamento de Obras

Conselho Tutelar (Alternativo)

Plantão da água (Vivo)

Departamento da Agricultura

Ambulância

Plantão de máquina (Vivo)

Plantão da água (Claro)

Secretaria da Educação

Ambulância (Alternativo)

Plantão de máquina (Claro)

Fiscalização (Geral)

Prefeitura de Santa Clara do Sul

Fone: (51) 3782-2250

Avenida Emancipação, n° 615, Centro Santa Clara do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon