Município coleta embalagens de agrotóxicos

As secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura organizam mais uma edição da campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos. Neste ano, a coleta será feita nos dias 27 e 28 de abril, pelas empresas Associação Rural de Lajeado (Arla) e Tritec Equipamentos, em 31 pontos espalhados por todas as comunidades do município (veja box). A atividade é coordenada pela Fundação Pró-Rio Taquari, com apoio e acompanhamento da administração municipal.

Os agricultores devem estar presentes nos pontos e horários estabelecidos nos roteiros para entregar seus recipientes. É impreterível a realização da tríplice lavagem nas embalagens rígidas imediatamente após o produtor utilizar a última dose do agrotóxico.

Para tanto, deve esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no pulverizador, adicionar um quarto de água ao recipiente, tampar bem, agitar por 30 segundos e despejar a água no tanque do pulverizador, repetindo o procedimento durante três vezes.

As secretarias também alertam para a importância das embalagens serem inutilizadas, a partir da perfuração do fundo, e armazenadas em local apropriado até o momento da coleta.

As tampas dos recipientes podem ser retiradas e armazenadas separadamente. Dessa forma, todas as embalagens serão recicladas e transformadas em novos produtos, como embalagens de lubrificantes, caixas de luz e bateria, canos e bombonas de plástico.

Segundo a bióloga Dalila Welter, é essencial que todos os produtores rurais participem.

“Esse é o momento em que devem fazer a sua parte e colaborar com a preservação do meio ambiente por meio da destinação correta das embalagens”. Os usuários de agrotóxicos, assim como os fabricantes, distribuidores e comerciantes, são responsáveis pela destinação final dos recipientes, conforme legislação vigente. “O uso incorreto e o descarte inadequado dessas embalagens oferecem graves riscos tanto à natureza quanto à saúde humana, causando contaminações em recursos vitais como solo, água e ar”.

Na edição passada da campanha, realizada em abril de 2014, 4.501 recipientes foram coletados, um redução de 23% em relação a 2013, quando 5.855 embalagens receberam destino correto. Na oportunidade, constatou-se a falta de limpeza do material por parte dos produtores rurais. Apesar do trabalho intenso de conscientização quanto à necessidade da tríplice lavagem, 633 recipientes haviam sido levados aos pontos de coleta ainda contaminados.

Pontos de coleta

Dia 27/04 – segunda-feira

- Nova Santa Cruz: Pedro Gabriel, 8h; Rogério Franz, 8h30min; Sociedade São José, 9h; Sociedade Cruzeiro, 9h30min; Claudir Both, 10h.

- Chapadão: Sociedade Sercha, 10h30min.

- Picada Stump: Flávio Mallmann, 11h.

- Alto Arroio Alegre: Lauro Arnaldo Scheibler, 13h30min; Salão Comunitário de Alto Arroio Alegre, 14h; Cancha de Bocha Darci Locatelli, 7 de Setembro, 14h30min.

- Linha Serrana: Salão Comunitário de Linha Serrana, 15h.

- Sampainho: Erno Erico Kronbauer, 15h30min; Ilson João Schmidt, 16h; Igreja Católica de Sampainho, 16h30min; Sociedade SER Sampainho, 17h.

Dia 28/04 – terça-feira

- Sampaio: Cancha de Bocha Dário Sthall, 8h; Ingo König, 8h30min; Paulo Maehler, 8h45min; Ilson Sell, 9h; Pavilhão APSAT, 9h15min.

- Sampainho: Aloisio Marcelos Heisler, 9h45min.

- Picada Santa Clara: Sociedade XV de Novembro, 10h; Edolar Luft, 10h30min.

- Picada Passo Fundo: Alcido Kaulfuss, 11h.

- Rua das Flores: Julião Jung, 13h30min.

- São Bento: Marino Johann, 14h; Pavilhão RST 413, 14h30min.

- Sede: Egídio Siebeneichler, 15h; Sinésio Wickert, 15h30min; Renato Beuren, 16h; Parque de Máquinas da Prefeitura, 16h30min.

Foto Rafael Simonis

Todos os produtores rurais devem participar da campanha, que visa o descarte adequado dos recipientes