Município coleta embalagens de agrotóxicos

As Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura lançaram a campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos de 2016. A ação ocorrerá nos dias 25 e 26 de abril em 31 pontos de coleta (veja box), abrangendo todas as comunidades do município. O recolhimento será feito pela Associação Rural de Lajeado (Arla) e Tritec Equipamentos, sob a coordenação da Fundação Pró-Rio Taquari e parceria das Secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente.

Segundo a bióloga Dalila Welter, é importante que os agricultores se atentem ao processo da tríplice lavagem, que deve ser feita nas embalagens imediatamente após o produtor utilizar a última dose do agrotóxico. “Devem esvaziar todo o conteúdo no pulverizador, adicionar um quarto de água ao recipiente, tampar bem, agitar por 30 segundos e despejar a água no tanque do pulverizador, repetindo o procedimento durante três vezes”.

Após a lavagem, a embalagem deve ser inutilizada, perfurando o fundo, e armazenada em local apropriado até o momento da coleta. As tampas dos recipientes podem ser retiradas e guardadas separadamente.Dessa forma, todas as embalagens serão recicladas e transformadas em novos produtos, como embalagens de lubrificantes, caixas de luz e bateria, canos e bombonas de plástico.

Dalila ressalta que o uso incorreto e o descarte inadequado dessas embalagens de agrotóxicos oferecem graves riscos tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana, gerando contaminações no solo, na água e no ar, que são recursos essenciais à vida. “Por isso, a importância da participação de todos os produtores rurais”.

Pontos de coleta

Dia 25/04 – segunda-feira

- Nova Santa Cruz: Pedro Gabriel, 8h; Rogério Franz, 8h30min; Sociedade São José, 9h; Sociedade Cruzeiro, 9h30min; Claudir Both, 10h.

- Chapadão: Sociedade Sercha, 10h30min.

- Picada Stump: Flávio Mallmann, 11h.

- Alto Arroio Alegre: Lauro Arnaldo Scheibler, 13h30min; Salão Comunitário de Alto Arroio Alegre, 14h; Cancha de Bocha Darci Locatelli, 14h30min.

- Linha Serrana: Salão Comunitário de Linha Serrana, 15h.

- Sampainho: Erno Erico Kronbauer, 15h30min; Ilson João Schmidt, 16h; Igreja Católica de Sampainho, 16h30min; Sociedade SER Sampainho, 17h.

Dia 26/04 – terça-feira

- Sampaio: Cancha de Bocha Dário Sthall, 8h; Ingo König, 8h30min; Paulo Maehler, 8h45min; Ilson Sell, 9h; Pavilhão APSAT, 9h15min.

- Sampainho: Aloisio Marcelos Heisler, 9h45min.

- Picada Santa Clara: Sociedade XV de Novembro, 10h; Edolar Luft, 10h30min.

- Picada Passo Fundo: Alcido Kaulfuss, 11h.

- Rua das Flores: Julião Jung, 13h30min.

- São Bento: Marino Johann, 14h; Pavilhão RST 413, 14h30min.

- Sede: Egídio Siebeneichler, 15h; Sinésio Wickert, 15h30min; Renato Beuren, 16h; Parque de Máquinas da Prefeitura, 16h30min.

Foto Divulgação

É importante que os agricultores se atentem ao processo da tríplice lavagem

Avenida Emancipação, n° 615, Centro

Santa Clara do Sul - RS