Município aprimora o transporte escolar

A primeira semana de aula para Dandara Luana Ulsenheimer, 18 anos, foi marcada por novidades. Aluna do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara, a moradora da Rua das Flores teve o acesso ao ensino facilitado desde a semana passada, quando os dois ônibus conquistados pelo Executivo no fim de 2014 começaram a transportar as crianças e os adolescentes do município.

Como a Kombi usada anteriormente para o transporte escolar da jovem não tinha acessibilidade, Dandara precisava deixar a sua cadeira de rodas permanentemente no colégio. Hoje, o ônibus novo avaliado em R$ 255 mil, com espaço para 44 passageiros, tem rampa de acesso para cadeirantes. “Agora eu embarco na frente de casa e desembarco na escola. Com certeza, melhorou muito o meu deslocamento”, comemora a estudante, que pretende cursar Psicologia.

Dandara é um exemplo entre os 1,2 mil alunos que frequentam as redes municipal e estadual de ensino que sentem os reflexos da melhoria no transporte escolar do município.

Além do ônibus, o Executivo também foi contemplado com um micro-ônibus de R$ 148,9 mil com lugar para 29 estudantes. Ambos os veículos circulam desde o dia 23 de fevereiro, quando iniciaram as aulas na rede municipal.

O secretário de Educação, Cultura e Desporto, Gilmar Hermes, calcula que a administração municipal terá uma economia de 25% no custo do transporte de alunos, que em 2014 chegou a R$ 500 mil. Antes de o município receber os dois veículos, o serviço era 98% terceirizado.

Hermes destaca, ainda, os benefícios que a conquista dos ônibus proporciona aos projetos sociais mantidos pelo Executivo. “A partir de agora dispomos de veículos do município, permanentes, para atender as crianças e adolescentes que participam das atividades esportivas e culturais, garantindo avanços no processo de ensino e aprendizagem”. A previsão de investimento na área da educação em 2015 é de R$ 4,7 milhões, o que representa 29,6% do orçamento do município.

Foto Rafael Simonis

Rampa de acesso a cadeirantes facilita o transporte de Dandara ao colégio onde conclui o Ensino Médio