Município amplia desconto de IPTU para 21%

O governo de Santa Clara do Sul ampliou os descontos para os contribuintes que pagarem o IPTU de forma antecipada. Enquanto no ano passado o incentivo máximo era de 9%, em 2021 o desconto será de até 21%. A previsão é de que até a metade de janeiro os carnês estejam disponíveis para pagamento no site www.santaclaradosul.rs.gov.br ou presencialmente no Centro Administrativo.


Quem quitar o IPTU e demais taxas até o dia 15 de fevereiro terá o desconto máximo de 21%. Os demais incentivos são de 14% para os contribuintes que pagarem até 15 de março, 9% até 15 de abril e 4% de desconto até 17 de maio. Quem quiser parcelar os tributos e manifestar o interesse até 17 de maio ainda receberá um incentivo de 4%. Além disso, os contribuintes poderão pagar o IPTU até 15 de junho sem acréscimos nem descontos e/ou parcelar os tributos em até 7 vezes iguais e consecutivas.


De acordo com o secretário municipal de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico, Edson Mallmann, até o ano passado o município vinha adotando o índice inflacionário IGP-M, mas devido ao momento econômico instável em nível mundial ocasionado pela pandemia, o índice teve um salto em 2020 e chegou ao acumulado de 22% em dezembro, destoando totalmente do histórico de anos anteriores. “Em 2019, por exemplo, o acumulado foi inferior a 8%. Por isso, resolvemos ampliar o desconto para até 21% para beneficiar os contribuintes”, salienta.


E levando em conta esse cenário atípico, Mallmann acrescenta que o governo municipal passou a adotar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) neste ano no lugar do IGP-M, justamente para normalizar o índice de correção. Além disso, a administração municipal não promoverá reajustes mensais nas taxas e serviços cobrados pelo município em 2021. Mais informações pelo fone 3782-2250.


Previsão é de que até a metade de janeiro os carnês estejam disponíveis para pagamento

1,003 visualizações0 comentário