Município ajuda a regularizar loteamento

Os moradores do loteamento situado nas terras de Maria Elmira Artus, no centro da cidade, comemoram a solução de um problema que perdurava desde os anos 90. Numa iniciativa da administração municipal, os proprietários passarão a ter rede de esgoto tratado, o que possibilita a regularização da área a partir da escrituração dos lotes.

De acordo com o secretário municipal de Administração e Planejamento, Eduardo Johann, o município se reuniu com os moradores e os herdeiros do imóvel original e propôs o fornecimento de máquinas para instalar a canalização e repassar instruções técnicas por meio do Setor de Engenharia.

Em torno de 100 tubos de concreto armado de 60mm foram colocados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural, que também construiu as bocas de lobo no local. As melhorias garantiram a implantação do sistema de esgoto por meio de fossas, filtros e cloradores. “Esse modelo foi escolhido porque as características do solo não permitem a absorção pelo sistema convencional (sumidouro)”, informa Johann.

Claudiomiro Cervi, 45 anos, é um dos moradores beneficiados com a iniciativa da administração municipal. Ele reside há 25 anos no loteamento, onde possui dois terrenos. “Agora tudo será melhor. Além de conseguirmos a tão esperada escritura das nossas áreas, não teremos mais problema com a falta de esgotamento sanitário”.

Fotos Rafael Simonis

Funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural construíram bocas de lobo no local

Máquinas da prefeitura trabalharam na colocação de tubos de concreto para canalizar a área

Claudiomiro Cervi (d), ao lado do secretário Márcio Haas, elogia a iniciativa do Executivo