Município é o quinto da região que mais crescerá em retorno de recursos do ICMS

Cálculo recente feito pela Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul aponta que Santa Clara do Sul será a quinta cidade do Vale do Taquari que mais terá crescimento no retorno de recursos por meio do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2017.

Pelo levantamento, o município registrará um aumento de 5,35% (0,076976 em 2016 para 0,081095 no próximo ano), ficando atrás em termos de crescimento apenas de Poço das Antas, Encantado, Tabaí e Teutônia.

O ICMS é uma das fontes mais importantes numa economia municipal. Nas cidades menores, como em Santa Clara do Sul, a arrecadação do tributo tem relação direta com a atração de negócios e geração de impostos. No município, por exemplo, o ICMS é o segundo que mais proporciona retorno ao Executivo (o primeiro é o Fundo de Participação dos Municípios – FPM).

De acordo com a secretária municipal da Fazenda, Indústria, Comércio e Turismo, Ana Paula Mallmann, o crescimento do índice de retorno do imposto em Santa Clara do Sul se deve, em especial, a força dos setores da indústria, comércio e agricultura do município.

O prefeito Inácio Herrmann salienta que esse dado da Secretaria Estadual da Fazenda é um indicativo de que o dinheiro tem circulado dentro do município e garantido receita a partir do retorno fiscal.

Cálculo do ICMS

Conforme a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), 75% da receita do imposto é oriunda do Valor Adicionado Fiscal (VAF), que representa a soma das riquezas produzidas dentro da cidade.

O número da população responde por 7%, seguido, no mesmo percentual, pela área de terras do município. O número de propriedades rurais ajuda com 5% e 3,5% vem da capacidade produtiva dessas propriedades. O valor inverso da arrecadação do VAF representa 2%, e 0,5% correspondem aos programas integrados de controle de tributação fiscal.

Foto Rafael Simonis

Força dos setores da indústria, comércio e agricultura determina o crescimento do índice no município